sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Porquê Imitar Bons Profissionais - O Caso José Mourinho

Na busca constante de informação sobre o desenvolvimento da empregabilidade e da atitude empreendedora deparei com um artigo da Dinheiro Vivo sobre os segrdos de gestão do Special One. O artigo explica o fenómeno de comunicação e o sucesso do treinador José Mourinho.

O jornalista descreve que o José Mourinho, durante a primeira conferência, quando assume o cargo num novo clube, tem oito aspectos comuns. Ao ler esses aspecto fiquei logo com a sensação que não são, nada mais nada menos, que comportamentos a ter durante uma entrevista de emprego, podendo-se, desde logo, relacioná-los, vejamos:

1. Fala na língua dos meios de comunicação e dos adeptos: português, inglês, italiano, espanhol.
Transposição para a entrevista de emprego: Claro que o entrevistado não vai falar numa língua estrangeira, só se for requisito do entrevistador. O que isto significa é que é necessário falar de forma a que o outro interlocutor entenda, procurando criar empatia e mostrar que se indentifica com os demais.

2. Expressa a sua autoconfiança e a sua condição de pessoa especial.
Transposição para a emprevista de emprego: A autoconfiança é essencial numa candidato a uma oferta de emprego, ainda para mais quando vai a uma entrevista. A autoconafiança dá-nos base para termos um discurso seguro. A condição de pessoa especial está relacionada com o aspecto de o candidato conseguir demonstrar que é a pessoa certa para o lugar em oferta. Mas atenção, não exagere, é que não há super homens nem super mulheres (só em banda desenhada).

3. Demosntra esperança e vontade pelo novo desafio.
Transposição para a entrevista de emprego: É necessário que o entrevistado tenha conhecimento da entidade e do cargo a ocupar, que por conseguinte o levará a conhecer os desafios que irão ser colocados. Ter esperança é a crença que vamos conseguir o lugar. Vontade pelo o novo desafio é sinal que estamos dispostos a colaborar para atingir os objectivos propostos pela entidade.

4. Fala de retoques em relação à equipa que lhe entregam...
Transposição para a entrevista de emprego: Cuidado com esta situação, é preciso saber se há, desde já, abertura por parte da entidade para sugestões. Mas, por outro lado, é necessário ir preparado para propor como atingir os objectivos da entidade. Pode ser, prefeitamente, uma questão a abordar por parte do entrevistador.

5. Pensa e trabalha em termos de equipa, e não de indivíduos.
Transposição para a entrevista de emprego: uma empresa é um sistema, é um todo, em que todos têm de caminhar no mesmo sentido para atingir os fins delineados. É essencial pensar em equipa, fazer chegar a mensagem que nos identificamos com a mesma.

6. Reconhece a cultura do clube.
Transposição para a entrevista de emprego: Mais uma vez, antes de um candidato se dirigir a uma entrevista tem que fazer a preparação da mesma. Isto significa que deve recolher toda a informação sobre a organização. Será que haverá alguém que irá a uma entrevista e vai falar mal da cultura da entidade? Não me parece...

7. Agradece ao presidente que o tenha contratado.
Transposição para a entrevista de emprego: É a altura da entrevista de agradecer ao outro interlocutor, o entrevistador, a oportunidade dada para demonstrar as nossas competências e mostrar esperança em se ser o seleccionado.

8. Fala da sua anterior equipa como sendo passado e deseja-lhe o melhor...
Transposição para a entrevista de emprego: É errado, numa entrevista para emprego, falar mal da anterior entidade patronal, pois vai trazer maus resultados, de certeza! O anterior emprego é passado, o que devemos trazer dele é a experiência que adquirimos e que pode ser uma mais valia para o novo desafio.

Artigo Fonte de Informação: Código Mourinho: Os segredos da gestão do Special One

Sem comentários:

Enviar um comentário