sexta-feira, 19 de outubro de 2012

14 de novembro. Greves contra a austeridade vão varrer Portugal e a Europa

greve grecia

Dia 14 de novembro não será apenas dia de greve geral em Portugal mas também na Grécia e Espanha. o protesto poder-se-á alastrar a outros países da Europa.
Os dois principais sindicatos da Espanha, CCOO e UGT, e cerca de 150 organizações que formam a cúpula sindical já adiantaram que existe uma elevada probabilidade de virem a convocar uma greve para 14 de novembro.
"Amanhã de manhã, os mais altos órgãos de decisão da CCOO e UGT reúnem-se para decidir se entram em greve em 14 de novembro", afirmou fonte sindical espanhola à France Press.
No mesmo dia, os funcionários públicos gregos voltam a parar para lutar contra a austeridade que tem pautado a cena social e política, mas os protestos não se vão ficar por aqui. A Confederação Europeia de Sindicados (CES) apelou para que dia 14 de novembro seja um dia de acção na Europa contra a austeridade. Segundo o CES revela, os protestos poderão "assumir várias formas: greves, manifestações, comicios e outras acções".
Em Portugal, a greve geral foi convocada pela CGTP como parte de uma jornada de luta contra as medidas da troika e do Governo. João Proença da UGT não aderiu à convocatória e rejeitou fazer parte desta greve. Ainda assim, o secretário-geral da União Geral de Trabalhadores já revelou que a realização de uma greve geral não está totalmente fora de questão.

Ler mais em: http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO065623.html

1 comentário:

  1. Reli há bocado um texto de Atílio A Boron "Ao contrário do que se verificou em relação aos grandes oligopólios, o "salvamento" dos pobres fica nas mãos do mercado.Para os ricos, há o Estado; os pobres terão de se governar com o mercado. E se o Estado aparece, é para reprimir ou desorganizar os protestos sociais. Alguém disse uma vez que as crises ensinam. Tinha razão" Courrier internacional Novembro de 2010

    ResponderEliminar