quinta-feira, 26 de julho de 2012

Quanto vale um avô para a família?

Há famílias que garantem poupar um salário com a ajuda dos avós na educação dos netos, um cálculo que está a ser feito por investigadores nacionais que querem saber quanto vale um idoso. No Centro de Administração e Políticas Públicas, uma equipa de investigadores está a tentar descobrir o valor económico dos mais velhos e espera conseguir ter resposta à questão dentro de dois anos.
Nestas contas entram «desde o trabalho doméstico, a ficar com os netos ou o trabalho desenvolvido pela população da província que nunca deixa de trabalhar», explicou Fausto Amaro, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP).
«Quando um avô toma conta de um neto, a família economiza um salário. Além do bem-estar e segurança que um idoso representa, há uma vantagem económica», sublinhou o investigador.
Em 2010, cerca de 274 mil crianças frequentavam o pré-escolar. De fora, estavam quase 454 mil. Nos infantários das Instituições de Solidariedade Social, as mensalidades rondam os 300 euros, sendo gratuitas para as famílias carenciadas. No privado, os valores podem ultrapassar os 400 euros mensais.

Ler mais em: http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=55303

Sem comentários:

Enviar um comentário