sábado, 6 de outubro de 2012

GESTERRA - Bolsa de Terrenos

Os principais objectivos são criar uma Bolsa de Terrenos, disponibilizada através de um site, onde se reúnem terrenos disponíveis para serem cedidos/vendidos/alugados e onde os cidadãos interessados em cultivar terrenos se podem inscrever.

Gesterra nasceu de uma ideia que apresentada por Ricardo Nabais no Concurso de Ideias de Negócio + Ideias Guarda promovido pela Guarda Social, o qual ganhou o primeiro prémio do Concurso.

É um projeto que visa a criação de bolsa de terrenos e gestão de terrenos abandonados, que tem como missão promover o desenvolvimento local e rural, fomentando a agricultura, propiciando as práticas agrícolas e a preservação da floresta.

A Região do Interior sofre com a desertificação e com o envelhecimento da população, uma das consequências deste fenómeno é o abandono dos terrenos. A população (e)migra, os agricultores mais velhos perdem as forças e os terrenos ficam sem cultivo.

A maioria dos terrenos fica ao abandono por falta de pessoas interessadas em cultivá-las.

Um outro fenómeno, em crescimento, e que marca o Interior Rural é a mudança de alguns jovens casais, à procura de melhor qualidade de vida.

O desemprego é também uma realidade profunda em todo o país e que atinge fortemente o território do Interior. Os desempregados e os jovens podem ver na agricultura uma actividade sustentável e uma oportunidade de ultrapassar uma época de crise.

Perante estas perspectivas, percebe-se que por um lado, há terrenos abandonados que precisam ser cultivados, pessoas que os podem ceder/alugar/vender e por outro, pessoas que precisam e gostariam de ter um terreno que pudessem cultivar e que lhes proporcionasse alguma sustentabilidade.

É neste sentido, que surge o projecto Gesterra, como “elo de ligação” a estes dois públicos distintos.

O projecto concretiza-se através de duas Bolsas, a de Terrenos e a de Interessados em cultivar, disponibilizadas num site (de fácil e rápido acesso a todos).

Através da Bolsa de Terrenos, reúnem-se “ofertas” de terras, inscritos pelos seus proprietários que por diversos motivos não os cultivam.

Os interessados em “adquirir” um terreno para cultivo inscrevem-se na Bolsa de Interessados.

O Gesterra articula, com base na localidade e espaço pretendido por cada interessado, qual o terreno que melhor corresponde às suas necessidades.

O terreno pode ser cedido/alugado/vendido, de acordo com o pretendido pelo proprietário.

Os produtos criados nos terrenos sob gestão do Gesterra destinam-se a consumo próprio, venda no comércio tradicional local e população em geral.

Se tem terrenos abandonados, ou querem tratar terrenos entrem em contacto com Ricardo Nabais - Gesterra.

Site: http://www.gesterra.net

1 comentário: