segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Estão abertas as inscrições para a Universidade Sénior de Pinhel


Apresentada no dia 1 de outubro, Dia Internacional do Idoso, a Universidade Sénior de Pinhel já está a funcionar.



Com sede nas antigas instalações da Câmara Municipal de Pinhel (Travessa Portão Norte, nº 2), a Universidade Sénior já está aberta ao público e a receber inscrições, de segunda a quinta-feira, das 9.30h às 12.30h e das 14.00h às 17.30h, e sexta-feira, das 9.30h às 12.30h.
O projeto foi apresentado no dia 1 de outubro, no âmbito de um seminário subordinado ao tema “Envelhecimento Ativo vs Voluntariado”, iniciativa organizada pelo Centro Social de Apoio à Terceira Idade e Jovens de Ervedosa, em parceria com o Município de Pinhel e a Empresa Municipal Falcão, a fim de assinalar o Dia Internacional do Idoso.
Quanto à Universidade Sénior de Pinhel, a ideia da sua criação surgiu no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, por proposta do Conselho Local de Ação Social de Pinhel. O Centro Social de Ervedosa voluntariou-se no sentido de ser a entidade promotora do projeto, tendo a seu lado, como entidades parceiras, o Município de Pinhel e a Empresa Municipal Falcão.
Mais do que um projeto educativo/formativo, a Universidade Sénior de Pinhel pretende ser um projeto social de combate à solidão e ao isolamento dos idosos. Assim, além da oferta de um variado leque de disciplinas (Informática, Inglês, Cultura Geral, História, Ginástica, Música, entre muitas outras), a Universidade propõe-se organizar passeios culturais, intercâmbios e outras atividades recreativas.
Podem inscrever-se como alunos pessoas com mais de 50 anos (preferencialmente), sendo que a Universidade também está a recrutar professores voluntários. Para que não fiquem dúvidas, importa dizer que se trata de formação não certificada, ou seja, que não confere título académico, antes pretende ser uma resposta social assente na criação e dinamização de atividades que contribuam para o envelhecimento ativo dos idosos do concelho.
Contactos:
Universidade Sénior de Pinhel
Travessa Portão Norte, 2
6400-303 Pinhel
Tel.: 271 413 882
Fax.: 271 411 822
Telemóvel e e-mail: a indicar brevemente
Horário de Funcionamento da Secretaria:
De segunda a quinta-feira: das 9.30h às 12.30h e das 14.00h às 17.30h
Sexta-feira: das 9.30h às 12.30h
Ficha de Inscrição - Aluno.pdf
Ficha de Inscrição - Professor.pdf

http://www.cm-pinhel.pt/noticiaspublicacoes/noticias/Paginas/esto-abertas-inscries-para-universidade-snior-de-pinhel.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário