quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Deco: mais de 40% dos contadores da EDP têm desacertos

A Associação de Defesa dos Consumidores (Deco) encontrou irregularidades nos equipamentos de clientes da EDP com tarifas bi e tri-horárias. Decidiu, por isso, denunciar os erros nos contadores e nas contas da elétrica.

Num estudo efetuado, a associação concluiu que mais de 40% dos contadores de eletricidade multi-tarifa em Portugal têm desacertos superiores ao permitido, que podem ir dos três minutos a uma hora por ano, com a fatura a ser paga pelos consumidores.

Ana Tapadinhas, da Deco, disse esta quinta-feira à TVI que identificou falhas em pelo menos 31 tipos de contadores, quando a EDP tinha registado erros apenas em dois aparelhos diferentes.

Como a Deco têm estado a receber queixas diariamente - 9 mil nos últimos 5 meses - decidiu ir para o terreno e fez um estudo para perceber se os números da elétrica nacional batiam certo ou não.

Contas feitas, há 43 por cento dos contadores bi-horários da elétrica que estão desacertados. Mais: 71,4% dos contadores desacertados tinham diferenças no relógio inferiores a 10 minutos e 43% inferiores a 3 minutos. 5,3% eram superiores a uma hora.
Ler mais em: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/deco-luz-eletricidade-contadores-agencia-financeira/1390903-1730.html

Sem comentários:

Enviar um comentário