quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Governo rejeita despedimentos coletivos na função pública

O secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, garante hoje em entrevista ao i que "não vai haver despedimentos no Estado", situação que está já a ser admitida em Espanha.
Hélder Rosalino sublinha que o Estado vai cumprir com a redução de funcionários públicos de 2% ao ano - prevista no memorando de entendimento com a troika - "meramente através das aposentações".
"É por isso que as reformas antecipadas não foram congeladas no setor público, ao contrário do que aconteceu no privado", explica, sublinhando a intenção de "estimular a saída dos funcionários públicos e a reorganização dos serviços, de forma que se faça mais com menos".
O secretário frisa ainda que "o principal objetivo do Governo é a redução do peso dos salários públicos no PIB", afirmando que "a despesa com pessoal, no total, caiu 4,4 mil milhões de euros entre 2011 e 2012, dos quais 1,8 milhões correspondem ao corte nos dois subsídios e cerca de 800 milhões às reduções dos vencimentos mais altos, entre 5% e 10%".

Ler mais em: http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO068198.html

Sem comentários:

Enviar um comentário