quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Conheça as lagoas escondidas da Serra da Estrela


Conheça as lagoas escondidas da Serra da EstrelaAté ao próximo dia 30 de dezembro pode ver a exposição "As Lagoas da Serra da Estrela" no Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) em Seia. A Serra da Estrela, para além de ser a origem de inúmeros rios, reúne o mais relevante conjunto de lagoas de origem glaciária em Portugal.



 Foto: CISE

"Embora muitas destas lagoas permaneçam, ainda, no seu estado natural, uma parte significativa foi alterada, tendo sofridomodificações de modo a aumentar a sua capacidade de armazenamento, essencialmente, para produção de energia hidroelétrica e para abastecimento das populações", adianta a CISE.
Quer as lagoas naturais, quer as artificializadas, são "importantes para a manutenção de habitats de água doce em altitude", constituindo, em alguns casos, os únicos locais, em Portugal, de ocorrência de diversas espécies de flora e fauna.
A décima edição da exposição de fotografia de ambiente do CISE, "Lagoas da Serra da Estrela", pretende "dar a conhecer algumas das mais emblemáticas lagoas da serra e, em simultâneo, despertar o desejo da sua descoberta".
A exposição inclui um conjunto de 18 fotografias a cores da autoria de técnicos do CISE.

in http://www.centrotv.pt/index.php/prazeres/item/710-conhe%C3%A7a-as-lagoas-escondidas-da-serra-da-estrela
 

Sem comentários:

Enviar um comentário