quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Famílias endividadas: rede de apoio terá 50 centros

O Governo adiantou esta quarta-feira que a rede extrajudicial de apoio ao consumidor endividado estará, no final de 2013, a funcionar com 15 entidades e 50 centros de atendimentos espalhados pelo país.

«A rede visa apoiar as pessoas na sua negociação junto da banca para que se possam encontrar soluções que não tragam penalização para as famílias. Não há nada pior do que uma execução fiscal, do que uma penhora de um recheio de uma casa. A pessoa vê-se privada de viver na sua própria casa», considerou o secretário de Estado adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional, António Almeida Henriques, citado pela Lusa.

Questionado sobre as reservas levantadas pela DECO à constituição desta rede, Almeida Henriques frisou que aquela entidade «é um dos parceiros» com quem o Governo conta.

«Esta é uma rede inclusiva, vamos publicitar os pontos de atendimentos da DECO porque achamos que estão a fazer um bom serviço independentemente da assinatura formal ou não [da DECO], o que é importante é que todas as instituições que estão no terreno possam participar de forma ativa», acrescentou.

«Estou convencido que a DECO, mais dia menos dia, acabará por estar integrada nesta rede de uma forma formal», adiantou Almeida Henriques.

A rede extrajudicial de apoio ao consumidor endividado arranca formalmente a 01 de janeiro, a par do novo enquadramento jurídico, com oito entidades e 20 centros espalhados no país, assentando numa lógica de responsabilidade social.

A rede será gratuita e estruturada numa lógica de proximidade às populações, disse o responsável, frisando que a estimativa aponta para que existam «mais de um milhão de famílias» sobreendividadas, em situação de incumprimento de crédito ou de elevado risco.

Ler mais: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/dividas-familias-rede-de-apoio-agencia-financeira/1403235-1730.html

Sem comentários:

Enviar um comentário