terça-feira, 18 de dezembro de 2012

IRS: o que ainda pode fazer para maximizar o reembolso

Faltam duas semanas para o final do ano. É o tempo que tem para reunir o máximo de faturas possível para deduzir no IRS que vai declarar daqui a alguns meses e maximizar o reembolso a receber. Mas fica o aviso: não conte com grande reembolso e provavelmente, já terá sorte se não tiver de pagar nada.

Este ano, os limites às deduções e aos benefícios fiscais são apertados. O Governo cortou os tetos em quase todas as categorias de despesas e o resultado é que a maioria das famílias poderá abater muito pouco.

Saúde: Pode deduzir 10% das despesas de saúde, até 838,33 euros. O limite sobe nas famílias com três ou mais dependentes: 30% do valor do indexante dos apoios sociais (IAS), ou seja, 125,77 euros por cada dependente. Se puder antecipar consultas ou exames, aproveite.

Educação: Pode deduzir até 30% das despesas com educação ou formação profissional (dos sujeitos passivos ou dependentes), até ao limite de 760 euros. Nos agregados com mais de três filhos, o teto máximo sobe 142 euros por cada dependente. Se há material em falta ou prestes a acabar, reponha antes que o ano acabe.

Habitação: Pode deduzir até 15% dos juros do crédito à habitação (as amortizações de capital já não podem ser deduzidas) ou prestações para cooperativas. Caso a sua habitação seja arrendada, pode deduzir até 15% das rendas. Em ambos os casos, o teto é de 591 euros. Reúna as faturas do ano.

PPR: Os limites aos benefícios fiscais continuam apertados: dependendo do escalão de rendime
nto, o benefício fiscal máximo, independentemente das entregas feitas para o PPR, oscila entre os 50 e os 100 euros. Só os escalões mais baixos (rendimento anual até 7.410 euros) não têm limite.

Seguros de saúde: Pode declarar até 10% dos prémios ou contribuições pagas, mas com limite de 50 euros para contribuintes não casados e de 100 euros para os casados. Caso existam dependentes, o teto aumenta 25 euros por cada um. As seguradoras costumam enviar cartas com os valores que pode deduzir.

Lares: Pode deduzir 25% das despesas com lares, apoios domiciliários e instituições de apoio à terceira idade, com um limite de 403,75 euros. Reúna as faturas do ano.

Pensão de alimentos: Pode deduzir até 20% do valor da despesa, até 419,22 euros por beneficiário por mês, desde que estipuladas por tribunal. Mas este valor concorre para o teto global das deduções à coleta, fixado em função do escalão de rendimento. Reúna as faturas.

Ler mais: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/faturas-deducoes-irs-beneficios-fiscais-reembolso-despesas/1402667-1730.html

Sem comentários:

Enviar um comentário