quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Fundão ganha núcleo de ciência

 

Está criado um polo da Associação Juvenil de Ciência no Fundão. Um grupo de jovens espera agora dinamizar eventos tecnológicos quer no âmbito do trabalho regional, quer em termos nacionais. 
                            
Por: Eduardo Alves
Em: Quarta, 30 de Janeiro de 2013
O Fundão conta agora com um núcleo de jovens cientistas
 
“Projeto NFundão”, assim se designa a mais recente estrutura que nasceu na cidade beirã. Este núcleo com parceria à Associação Juvenil de Ciência pretende desenvolver um vasto leque de atividades para que “a ciência chegue o mais longe possível”.
Entre a lista de objetivos que a breve trecho os promotores deste núcleo pretende alcançar está a divulgação de eventos e trabalhos de âmbito científico desenvolvidos na região ou que tenham interesse para a comunidade local, mas também, a dinamização de uma componente científica e educativa nas escolas da região. A juntar a isto “o incentivo aos jovens para trabalharem em prol do desenvolvimento de áreas científicas e a aproximação da ciência à população através de eventos abertos à comunidade”, acrescentam os mentores da nova estrutura, única no distrito de Castelo Branco, no seu documento de apresentação.
O Projeto “NFundão” é formado por 17 elementos, com idades compreendidas entre os 17 e os 21 anos, estando estes no ensino secundário e superior, permitindo uma abordagem mais lata na própria ação científica. Com uma organização interna definida em 2012, o projeto começa agora a dar os primeiros passos na interação com a sociedade e o presente ano “será o de afirmação do ‘NFundão’, contando com um variado plano de atividades como palestras e workshops de diferentes temáticas, desafios científicos para a comunidade estudante das escolas da região, experiências interativas com toda a população da região e promoção de debates e jornadas sobre diferentes temáticas”, acrescentam.
Já dentro desse conjunto de atividades, no próximo dia 15 de fevereiro realiza-se a primeira palestra/workshop na cidade do Fundão. Subordinado ao tema “Gastronomia Molecular”, o evento conta com a presença de uma associação nacional especialista no assunto (Cooking Lab) e tem a duração de duas horas e meia. A par da apresentação, a iniciativa serve também para a apresentação do “NFundão” e do plano de atividades para 2013 aos participantes.

in http://www.urbi.ubi.pt/pag/11105

Sem comentários:

Enviar um comentário