sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Folia do Carnaval arranca hoje na região

foto
Enterro do “entrudo”, touros, bailes e muitos cortejos, são várias as opções na região para festejar o Carnaval, entre hoje e terça-feira. Sem descanso, mas com muita animação, a tradição revive-se mais uma vez para afastar os problemas por uns dias.

Aldeia do Bispo (Sabugal)
“Desfiles e Garraiadas” é o mote das festividades que arrancam no domingo com uma largada de touros (10h30) e à qual se segue o desfile pelas ruas da aldeia e também e uma garraiada. Já na segunda-feira, o Carnaval festeja-se noite dentro com um baile de máscaras, animado pelo grupo Fãs da Farra, prémios para os melhores mascarados e a atuação de um DJ. Os touros regressam na terça-feira.

Ciudad Rodrigo (Espanha)
O “Carnaval del Toro”, em Ciudad Rodrigo, é uma referência na zona transfronteiriça, sendo defendido por muitos como o mais antigo em Espanha. Entre amanhã e terça-feira, o ambiente quotidiano da cidade é ocupado pelo “espírito” taurino, com largadas e corridas de touros na praça central, assim como um cortejo carnavalesco, um baile de máscaras e muita animação durante cinco dias. O programa completo está disponível em www.carnavaldeltoro.es/Programa.html.

Covilhã
O “Carnaval da Neve” é promovido pelo município, em colaboração com o Clube Nacional de Montanhismo e diversas associações da cidade entre hoje e terça-feira. O destaque vai para o corso infantil das escolas, com partida do Campo das Festas amanhã às 14 horas, e para o grande baile no sábado à noite na Ponte da Carpinteira. Haverá prémios para a “miss Carnaval” e o “melhor mascarado”. Já o Conservatório dá um concerto de solidariedade no Teatro Municipal este sábado. As receitas serão doadas à delegação local da Cruz Vermelha para apoiar famílias carenciadas. O maestro Rogério Peixinho vai dirigir a Guitarrafonia, orquestra de guitarras formada por alunos e docentes de várias escolas do ensino artístico especializado de música.

Famalicão da Serra (Guarda)
O “Enterro do Entrudo” acontece na terça-feira, pelas 20 horas, em Famalicão da Serra. Inspirado numa tradição popular com dezenas de anos, o espetáculo de sátira social conta com a participação de atores amadores do Aquilo Teatro e do Grupo de Teatro Experimental dos Trinta, que integram o cortejo pelas ruas da aldeia. Marcam também presença os Serrabecos, a fanfarra NémFáNemFum, a Banda Filarmónica de Famalicão, os Foligaitos, o Grupo de Cantares de Arrifana e a Associação Cultural e Recreativa da Sequeira. A organização é do Centro Cultural de Famalicão da Serra, com apoio da Junta de Freguesia, Bombeiros Voluntários de Famalicão e Câmara da Guarda.

Figueira de Castelo Rodrigo
“Histórias de Encantar” é o tema que inspira o desfile do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, amanhã a partir das 14 horas. Já no sábado acontece o baile de Carnaval, no salão nobre dos Bombeiros Voluntários, pelas 22 horas.

Gouveia
Hoje, há desfile das escolas de Gouveia, promovido pela Escola Profissional, com início às 10 horas. Já no domingo é dia do corso de Carnaval, que tem como rainha Petra, ex-concorrente do programa “Casa dos Segredos” (TVI). A má sorte e a crise serão “queimadas” na terça-feira, com o enterro do “entrudo” marcado para as 18 horas. O espetáculo conta com a participação das “carpideiras” do Rancho Folclórico de Gouveia e acompanhamento da Sociedade Musical Gouveense. O desfecho libertador vai acontecer no Jardim da Ribeira, onde se fará a “Leitura do Testamento” e a “Queima”, com a degustação das tradicionais papas de milho no final.

Guarda
O “Julgamento e Morte do Galo do Entrudo” está marcado para segunda-feira à noite. O tradicional cortejo carnavalesco tem início no Jardim José de Lemos e termina com a “morte” do galináceo na Praça Velha. A atividade integra centenas de participantes oriundos de associações locais, bem como atores, músicos e animadores profissionais. Esta é uma produção da Culturguarda para a autarquia, concebida e coordenada por Américo Rodrigues, com texto de Hélder Sequeira, sendo o galo construído por Rui Miragaia. No final será distribuída a “Canja do Galo” gratuitamente pelos presentes. Também a gastronomia será celebrada, entre amanhã e quarta-feira, com pratos típicos desta época em vários restaurantes do concelho.
Também a Escola EB1 da Estação cumpre a tradição e organiza amanhã um desfile carnavalesco pelas ruas do bairro durante a manhã.

Pinhel
Os mais novos são os protagonistas do desfile alegórico de amanhã que, ao contrário do habitual, começa às 14h30. Com o fim de semana dedicado à Feira das Tradições, a animação carnavalesca volta no domingo com o tradicional baile de Carnaval e concurso de máscaras.

Sabugal
Domingo é dia de desfile no Sabugal, com arranque às 15 horas, a pé ou em carro alegórico. Nesta edição, o cortejo é também um convite à redescoberta de tradições, lendas e mitos das comunidades sob a forma de disfarce. As festividades incluem, pelo sexto ano consecutivo, os Roteiros Gastronómicos, aos quais aderiram 13 restaurantes do concelho.

Sabugueiro (Seia)
O Sabugueiro volta a queimar o “entrudo” sábado, no Largo da Igreja. A aldeia recupera assim uma tradição antiga adaptada aos tempos modernos. A festa começa às 22 horas com um baile, seguindo-se o julgamento do “entrudo”.

Seia
Os jardins-de-infância, escolas de primeiro ciclo e IPSS vão dar vida, no sábado, ao desfile que percorrerá as ruas da cidade a partir das 15 horas. De manhã, a animação está a cargo da fanfarra dos bombeiros, da Sociedade Recreativa e Musical Loriguense, da Filarmónica 1º de Janeiro e do Conservatório de Música local. Já de tarde vão atuar os Ranchos Folclóricos de Seia e “Os Pastores” de São Romão.

Vila Franca das Naves (Trancoso)
Vila Franca das Naves leva às ruas o tradicional desfile de Carnaval no sábado, com a saída do corso carnavalesco marcada para as 14h30. O evento, genuinamente popular, é uma das tradições mais antigas na região e atrai milhares de espetadores todos os anos. A tarde culmina com o enterro do entrudo no Largo do Mercado, um baile de música popular com Rui Saraiva e, à noite, um baile de máscaras animado pelo grupo Impakto.

in http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=692&id=38567&idSeccao=9125&Action=noticia

Sem comentários:

Enviar um comentário