segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Faça as contas e veja como pode poupar no preço da luz

 

          
LuzOs preços da eletricidade e do gás estão cada vez mais caros. E o pior é que podem voltar a aumentar de três em três meses, uma vez que as tarifas reguladas - aquelas que todos os anos eram fixadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) - acabaram a 1 de janeiro e foram substituídas por tarifas transitórias, destinadas a "incentivar" os consumidores a mudar para o mercado livre. Tem até ao final de 2015 para decidir, mas o melhor é ir vendo as ofertas dos diversos operadores para poupar na conta da da luz.
 
O primeiro passo é estudar as propostas que existem e perceber qual a que melhor se adequa aos seus consumos mensais. O Dinheiro Vivo compilou as ofertas de todos os operadores existentes no mercado livre de luz e gás para os clientes domésticos e concluiu que a EDP e a Galp são as empresas com as campanhas mais agressivas e com mais pacotes disponíveis. Mas a Endesa tem uma oferta bastante vantajosa, principalmente se tiver tudo elétrico em casa e a Iberdrola prepara-se também para lançar uma nova campanha promocional ainda este mês.
Faça bem as contas e não stresse... é que pode mudar de operador quando quiser.
As ofertas no mercado
EDP
EDP Casa Total Oferta para ter fatura conjunta de eletricidade e gás. Dá 2% de desconto na luz, nas tarifas simples e tri-horárias e 5% no gás. Tem tarifa bi-horária para potência a partir de 3,45 kvA, mas o preço é igual a da tarifa transitória, ou seja, ao que existe atualmente.
EDP Casa Dá 2% de desconto apenas na eletricidade, nas tarifas simples e tri-horária, a partir de 10,35 kvA. Tem tarifa bi-horária para potências a partir de 3,45 kvA, mas o preço é igual a da tarifa transitória, ou seja, ao que existe atualmente. Exige pagamento por débito direto.
Mais informações: https:/ /energia.edp.pt/particulares.aspx
EDP Microgeração (só para adesões até 30 de abril de 2013) Dá 10% de desconto na luz e mais 10% no gás para casas com potências entre 6,9 e 41,4 kvA, mas obriga a instalar painéis fotovoltaicos para produzir energia para vender à rede. O investimento nos painéis vai de 8600 a 23 300 euros, mas além do desconto, ainda pode ter receitas de 3200 euros por ano durante 25 anos com a venda de energia.
Mais informações e simulações: http:/ /www.microgeracaoedp.com/
GALP
Galp On eletricidade+gás Oferta dual com descontos de 2% a 5% na eletricidade e de 5% no gás. Tem opção bi-horária com preço igual à tarifa transitória e 5% de desconto no gás ou então com 2% de desconto no bi-horário e de 5% no gás, mas neste caso tem de contratar um serviço adicional que custa entre 3,90 e 5,90 por mês.
Galp On Eletricidade Dá 2% de desconto na tarifa transitória simples e na tarifa bi-horária, mas tem de contratar um serviço adicional que custa entre 3,90 e 5,90 por mês.
Galp On Gás Dá 2% de desconto na tarifa transitória, mas tem de contratar o serviço adicional que custa entre 3,90 e 5,90 por mês.
Mais informações: http://www.galpenergia.com
Endesa Dá 5% de desconto sobre o preço da tarifa transitória de energia. O preço da potência não tem desconto e não têm ainda tarifa bi e tri-horária e também não tem oferta de gás. No site, os valores sobre os quais se aplica o desconto estão desatualizados e, por isso, onde está o preço de 0,1393 euros por KWh deve ler-se 0,1405 euros.
Mais informações: http://www.endesa.pt
Casa Iberdrola A empresa espanhola diz que oferece 10% de desconto no preço da tarifa transitória de energia, mas esta campanha terminou em dezembro de 2012. Está a preparar uma nova oferta que entra em vigor em fevereiro.
Mais informações: http://www.iberdrola. pt
Gás Natural Fenosa Tem oferta de eletricidade, gás e ainda oferta dual de luz e gás na mesma fatura, mas não disponibiliza informações no site, apenas através do mail clientes@unionfenosa.pt
Goldenergy Só para gás. Não paga o termo fixo da conta o que significa um desconto imediato de 20%, no entanto obriga a um ano de fidelização.
Mais informações: http://www.goldenergy.pt/
Incrygas É uma fornecedora de gás, mas não tem informações no site e não clarifica se tem oferta para o mercado residencial.
Mais informações: http://www.incrygas.pt

in http://www.dinheirovivo.pt/Guru/Artigo/CIECO097800.html?page=0

1 comentário: