sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Dispara número de imigrantes que querem regressar a casa

A crise económica e o desemprego em Portugal estão a levar muitos imigrantes, sobretudo brasileiros e angolanos, a regressar aos seus países de origem, avançou à Lusa um responsável da Organização Internacional das Migrações (OIM).Desde 2008 e até outubro deste ano, o número de imigrantes que pediram apoio à OIM para regressar aos seus países de origem aumentou mais de 80%, sendo que o grande aumento se verificou de 2009 para 2010.
Os dados são apenas parciais, já que são contabilizados apenas os imigrantes que pedem apoio da Organização Internacional para as Migrações, ao abrigo do Programa de Apoio ao Retorno Voluntário e à Reintegração (PRV), avisa o responsável pelo programa Luís Carrasquinho, referindo que estes valores “representam uma percentagem pequena da população imigrante em Portugal”.
No entanto, a informação permite verificar que, a partir de 2010, houve “um aumento acentuado” de imigrantes a querer regressar ao seu país de origem.
Em 2008 e 2009, os números de beneficiários deste apoio foram, respectivamente, de 347 e 381 pessoas.
Em 2010, o número saltou para as 562 pessoas, continuando a crescer em 2011, para 594.
Até Outubro deste ano, a OIM já apoiou o regresso de 626 imigrantes.
As justificações são quase sempre as mesmas: desemprego, dificuldades de acesso ao mercado de trabalho e precariedade no vínculo laboral, além das dificuldades em regularizar a situação em Portugal.

Ler mais: http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=64307

Sem comentários:

Enviar um comentário