domingo, 18 de novembro de 2012

Desemprego. O que fazer no Facebook?

Se, de um momento para o outro, ficar sem trabalho, qual é a sua primeira reacção? Contar a notícia apenas às pessoas mais chegadas ou gritar aos sete ventos que está novamente "no mercado"?A decisão não é fácil: a situação económica do país tende a agravar-se e ficar sem trabalho numa altura como esta é um assunto delicado. Por isso, como comunicá-lo? É preferível guardar a realidade para si ou mostrar-se disponível perante o o mercado?
A melhor maneira de encontrar um novo trabalho é, de facto, comunicar que está sem emprego nas redes sociais. Esta é a convicção de Sandra A.VanGilder, coacher executiva em Nova Iorque entrevistada pela Forbes.
De acordo com a especialista, é essencial "não ter vergonha" em indicar claramente que se está sem trabalho. "É uma demonstração de confiança não ter vergonha de estar 'entre trabalhos'", esclarece. No LinkedIn, por exemplo, um currículo electrónico online é uma óptima maneira de promover as suas capacidades e dar-se a conhecer e demonstrar-se disponível para o mercado de trabalho.
Mas o LinkedIn não é apenas um site de busca de trabalho nem se resume a uma montra de competências, experiências profissionais e cv. VanGilder acredita que a rede social pode oferecer oportunidades, desde que usada devidamente. A especialista aconselha: logo que fique desempregado, desenvolva um perfil 100% completo, "sustentado".
O site é de tal maneira "user-friendly" que não vai ser difícil. Depois, é preciso relacionar-se com pessoas das áreas com as quais quer manter contacto e relacionar-se. "Ao criar um novo perfil ou editando o que já tem, seja muito prático e transparente sobre o facto de estar à procura de novas oportunidades", aconselha a especialista. Se as novas tecnologias (ainda) não são o seu forte, é simples: procure no Google ou no Youtube tutoriais sobre o preenchimento deste tipo de perfis.
in http://www.dinheirovivo.pt/Faz/Artigo/CIECO021230.html

Sem comentários:

Enviar um comentário