terça-feira, 20 de novembro de 2012

Viveirista da Guarda fornece pés de morangueiros a produtores de todo o país


Fonte: Diário da Manhã    
Produz "milhares e milhares" de morangueiros na exploração, com cerca de sete hectares, que possui na Quintazinha do Mouratão.

Uma empresária agrícola da Guarda, Jacinta Marques, vende anualmente milhares de morangueiros a produtores de morangos de todo o país, desenvolvendo uma atividade agrícola que não conhece os efeitos da atual crise. A viveirista, de 57 anos, produz "milhares e milhares" de morangueiros na exploração, com cerca de sete hectares, que possui na Quintazinha do Mouratão, nos arredores da cidade da Guarda. "Vendem-se de norte a sul [do país], vão alguns para os Açores, vão para o Algarve, para a zona de Almeirim, Setúbal, Cantanhede, Aveiro. Isto já é um mercado a nível nacional", disse Jacinta Marques à agência Lusa, indicando que não apostou na exportação "porque o produto não chega para o [mercado] nacional". A agricultora iniciou a atividade de viveirista em 1996, mas entre 1980 e 1995 foi encarregada de um empresário do Algarve que instalou viveiros de morangueiros na região, onde as plantas se desenvolvem favoravelmente devido à elevada altitude e às baixas temperaturas.
As plantas que reproduz na Guarda e depois vende para todo o território nacional, para produção de frutos, "vêm diretamente" da Califórnia, nos Estados Unidos da América (EUA), indicou.
 
Ler mais em: http://www.guarda.pt/noticias/sociedade/Paginas/viveirista-da-guarda-fornece-ps-de-morangueiros-produtores-de-todo-pas.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário