As empresas que contratem desempregados ao abrigo do programa Estímulo podem receber uma ajuda para pagar os salários dos novos contratados. No ano passado, esta possibilidade já existia, mas o Estímulo 2013 tem novas vantagens: abre o leque de pessoas a contratar e aumenta o tempo do apoio.
Segundo uma portaria hoje publicada, as empresas que contratem pessoas desempregadas inscritas em centros de emprego há pelo menos seis meses consecutivos podem receber um apoio do Estado durante seis ou 18 meses, dependendo se o contrato é a termo ou sem termo. Estes 18 meses são uma das novidades que o programa traz em 2013.
Na prática, o programa vai ajudar a pagar 50% do salário mensal do trabalhador contratado. Mas, se se tratarem de jovens até 25 anos, pessoas com 50 ou mais anos, ou beneficiários do Rendimento Social de Inserção, o valor da ajuda sobe para 60% da remuneração mensal.
A única condição é que o montante do apoio não ultrapasse de uma só vez o valor do Indexante de Apoio Social (419,22 euros) para o caso de um contrato a termo, com duração mínima obrigatória de 12 meses, e 1,3 vezes o IAS (544,98 euros) para um contrato sem termo.
Ler mais: http://www.dinheirovivo.pt/Emprego/Artigo/CIECO116002.html
Sem comentários:
Enviar um comentário