quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

XXXII Festa da Amendoeira em Flor

17 Dom.09: 00I Encontro FozCôautocross
Pista de Autocross
22 Sex.17:30Duero-Douro Ibérico – Rota Património Mundial (PDF)
Exposição Fotográfica - António Sá
Museu do Côa de 22 de Fev. a 25 de Ago.
21:00Abertura Oficial - Fado Fozcoense
Auditório do Centro Cultural
23 Sáb.09:00Montaria ao Javali - Vale Escuro
Concentraçao no Clube de Caça e Pesca de V. N. de Foz Côa
10:30Abertura Oficial da EXPOCÔA 2013
Expocôa
17:00I Encontro de Tunas Académicas - Rupestunas
Expocôa
20:00VI Jantar Academico
21:30AnjosExpocôa
24 Dom.09:00V Passeio de Motos TTPraça do Município
09:00VII Feira de Produtos Regionais de S. MartinhoSeixas
15:00III Festival de Estilos e Talentos Concelhios
Escolinha de Artes de V. N. de Foz Côa, Escola de Música de Cedovim, Escola de Música de Freixo de Numão e Grupo Coral da Sta. Casa da Misericórdia de Foz Côa
Centro Cultural
MARÇO
1 Sex.14:00IV Festival de Música InfantilPraça do Município
21:00Sarau cultural
Agrupamento Vert. de Esc. de V.N. de Foz Côa
Centro Cultural
2 Sáb.09:30Entre a Arte Rupestre e as Quintas Vinhateiras (PDF)

Programa
Visita à Quinta dos Bons Ares com a Enóloga Teresa Ameztoy.
Almoço no Restaurante do Museu do Côa harmonizado com o vinho Bons Ares.
Visita ao núcleo de gravuras da Penascosa.


(Inscrições limitadas a 16 pessoas).
Contactos:
279 768 260/ visitas.pavc@igespar.pt Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Preço:
Adultos: 20€ (inclui almoço e visitas)
Crianças: dos 3 aos 16 anos: 10€ (inclui almoço e visitas)
Museu do Côa
09:30Torneio KidsBall – Escolinhas de Formação
Pavilhão Centro Escolar de Vila Nova de Foz Côa
10:00IV Torneio de Futebol de Veteranos
- G.D. Foz Côa
- U.D. Salamanca
– V.G.A.D. Guarda
– Os Vilanovenses

Estádio Municipal
10:30IV Torneio de Karaté das Amendoeiras em Flor
Pavilhão Gimnodesportivo de Vila Nova de Foz Côa
09:00 - 12:00Passeio Pedestre
Freixo de Numão
14:00 - 18:00Lançamento do Guia do Visitante do Museu da Casa Grande
Partida tradicional da Amêndoa & Jogos Tradicionais

Museu da Casa Grande – Freixo de Numão
14.30XXVII - Festival de Folclore
- Rancho Folclórico de V. N. Foz Côa – Juvenil e Adulto
- Rancho Folclórico de Panos de Silgueiros - Viseu
- Rancho Folclórico de Zebreiros - Gondomar
- Grupo Folclórico de Danças e Cantares da Beira Baixa - Castelo Branco

Parque St. António
18:00Olhares Cativos (PDF)
Com: João Nicolau de Almeida
Reflexões sobre a arte do Côa.
Prova de vinhos do Porto da Casa Ramos Pinto,
comentada pelo administrador João Nicolau de Almeida.


(sujeito a inscrições)
Mais informações: 279 768 260 / visitas.pavc@igespar.pt Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Museu do Côa
21:30Mónica SintraPraça do Município
3 Dom.09:00Feira Franca
09:00XXV Passeio de Cicloturismo
Praça do Município
14:30II Free Style Motard
Escola Agrícola
15:00II Festival de Dança & Ballet
Escolinhas de artes de: Foz Côa e Fundão
Centro Cultural
18:00Encerramento da EXPOCÔA - 2013
Expocôa
9 Sáb.09:00Arte e Canoagem no Côa (PDF)
Visita em canoa, acompanhada pelo arqueólogo do PAVC,
Mário Reis, aos núcleos de gravuras da Ribeira de Piscos e Fariseu.
Almoço campestre apresentado pela Miles Away


Máximo de inscrições: 22 Pessoas.
Disponibilidade de canoas para 13 pessoas.
Inscrição para maiores de 12 anos.
Preço: 30€ (inclui almoço, seguro e transporte)
Mais informações: 279 768 260/visitas.pavc@igespar.

Museu do Côa
14.00 - 18.00Fabrico Tradicional do Pão - Forno Comunitário
Touça
16:00Banda Músical de Freixo de Numão
Coreto - Parque St. António
21:30Festival “Os Pantomineiros”
Centro Cultural
10 Dom.14:30Desfile Etnográfico
21:30Marco Paulo
Praça do Município
23:59Fogo de Artifício
Praça do Município
 



Google lança concurso de boas ideias

 Prémios incluem bolsas de estudo, dinheiro, viagens e outras experiências


O Google lançou um concurso e convidou os jovens de todo o mundo com idades entre os 13 e os 18 anos a concorrerem. O objetivo é conseguir ideias inspiradoras.

Arrancou esta quarta-feira a terceira edição da Feira de Ciência Google. As candidaturas podem ser apresentadas em 13 línguas, português incluído, até 30 de Abril. Os finalistas, 30 de cada região (América, Ásia/pacífico e Europa/África e Médio Oriente), serão conhecidos em junho. E, destes 90, só os 15 melhores vão participar na final, a 23 de Setembro, na sede da Google em Mountain View, Califórnia.

Os prémios incluem uma bolsa de estudo de 50 mil dólares, uma viagem às Galápagos com as expedições National Geographic, e outras experiências com os parceiros da iniciativa - CERN (European Organization for Nuclear Research), Grupo Lego, e as revistas National Geographic e Scientific American -, além de acesso digital aos arquivos da Scientific American durante um ano para a escola do vencedor. A Scientific American tem ainda um prémio de 50 mil dólares para o projeto que se destacar na abordagem de um problema social, ambiental ou de saúde.

Cada uma das categorias (13-14 anos, 15-16 anos e 17-18 anos) terá um vencedor, mas só um poderá arrecadar o grande prémio de 10 mil dólares.

Este ano há também um prémio para a ideia mais inspiradora (escolhida por votação do público).
 

Consiga 15 mil € para criar um negócio


 
ddAs empresas com menos de um ano poderão contar com um vale que irá suportar todas as despesas que o desenvolvimento do plano de negócios poderá gerar. São 15 mil euros que irão funcionar como um apoio técnico que facilite o momento de arranque de uma empresa.
 
A verba já está disponível desde 24 de outubro e é uma entrega "a fundo perdido", explicou Carlos Oliveira, secretário de Estado do Empreendedorismo. Ou seja, o valor recebido pelos novos empresários não é retornável, como acontece, por exemplo, nos casos dos incentivos qualificados que empresas até três anos podem pedir.
Objetivo
Este vale de 15 mil euros serve para ajudar a constituir o business plan que irá ser fundamental para que uma start up possa arrancar de forma plena.
Como funciona?O Concurso lançado a 24 de outubro de 2012 vai permanecer aberto em permanência até 13 de novembro de 2013, repartido por 6 fases com datas limite para apresentação de candidaturas.
Veja aqui os calendários e conheça aqui os detalhes

in http://www.dinheirovivo.pt/Emprego/Artigo/CIECO067013.html

Fundão ganha núcleo de ciência

 

Está criado um polo da Associação Juvenil de Ciência no Fundão. Um grupo de jovens espera agora dinamizar eventos tecnológicos quer no âmbito do trabalho regional, quer em termos nacionais. 
                            
Por: Eduardo Alves
Em: Quarta, 30 de Janeiro de 2013
O Fundão conta agora com um núcleo de jovens cientistas
 
“Projeto NFundão”, assim se designa a mais recente estrutura que nasceu na cidade beirã. Este núcleo com parceria à Associação Juvenil de Ciência pretende desenvolver um vasto leque de atividades para que “a ciência chegue o mais longe possível”.
Entre a lista de objetivos que a breve trecho os promotores deste núcleo pretende alcançar está a divulgação de eventos e trabalhos de âmbito científico desenvolvidos na região ou que tenham interesse para a comunidade local, mas também, a dinamização de uma componente científica e educativa nas escolas da região. A juntar a isto “o incentivo aos jovens para trabalharem em prol do desenvolvimento de áreas científicas e a aproximação da ciência à população através de eventos abertos à comunidade”, acrescentam os mentores da nova estrutura, única no distrito de Castelo Branco, no seu documento de apresentação.
O Projeto “NFundão” é formado por 17 elementos, com idades compreendidas entre os 17 e os 21 anos, estando estes no ensino secundário e superior, permitindo uma abordagem mais lata na própria ação científica. Com uma organização interna definida em 2012, o projeto começa agora a dar os primeiros passos na interação com a sociedade e o presente ano “será o de afirmação do ‘NFundão’, contando com um variado plano de atividades como palestras e workshops de diferentes temáticas, desafios científicos para a comunidade estudante das escolas da região, experiências interativas com toda a população da região e promoção de debates e jornadas sobre diferentes temáticas”, acrescentam.
Já dentro desse conjunto de atividades, no próximo dia 15 de fevereiro realiza-se a primeira palestra/workshop na cidade do Fundão. Subordinado ao tema “Gastronomia Molecular”, o evento conta com a presença de uma associação nacional especialista no assunto (Cooking Lab) e tem a duração de duas horas e meia. A par da apresentação, a iniciativa serve também para a apresentação do “NFundão” e do plano de atividades para 2013 aos participantes.

in http://www.urbi.ubi.pt/pag/11105

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

18ª Feira das Tradições 8 a 10 de fevereiro, Pinhel

 
 
De 8 a 10 de fevereiro, Pinhel acolhe mais uma Feira das Tradições, este ano dedicada à temática das “Canções, Contos e Lendas Tradicionais”.


O programa do evento foi dado a conhecer no dia 25 de janeiro, na freguesia de Atalaia, perante eleitos das Juntas de Freguesia do concelho, membros da Assembleia Municipal, órgãos de comunicação social e outras entidades parceiras do Município de Pinhel e da Empresa Municipal Falcão, responsáveis pela organização da Feira.
Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel lembrou o caminho percorrido e a evolução registada por este certame que, na atualidade, “é sem dúvida um dos maiores a nível distrital, a nível regional e até a nível transfronteiriço…”.
Ainda antes de divulgar o programa, o autarca fez questão de assinalar o trabalho desenvolvido pela Empresa Municipal Falcão e, em particular, pelo Presidente do Conselho de Administração e Vice-Presidente da Câmara Municipal, Rui Ventura, que assumiu a direção da Feira das Tradições ao longo dos últimos doze anos.

Quim Barreiros e José Cid encabeçam o cartaz da Feira

“Canções, Contos e Lendas Tradicionais” é o tema da Feira das Tradições 2013 que vai ter lugar no Centro Logístico de Pinhel, nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro.
Numa área coberta com cerca de 6000 m2, vão estar mais de 200 expositores divididos em três pavilhões: um dedicado às freguesias do concelho de Pinhel, outro para os agentes económicos da região e do País, e um terceiro pavilhão partilhado por Tasquinhas e Espetáculos.
O programa tem início às 14.30h do dia 8, com o Desfile Carnavalesco alusivo ao tema deste ano, seguindo-se a inauguração da Feira das Tradições, às 16.30h. A partir deste momento, fica a promessa de um fim de semana repleto de animação, a cargo dos grupos do concelho, mas também de bandas e DJs da atualidade. Para “cabeças de cartaz”, a organização convidou dois nomes sonantes da música nacional: Quim Barreiros (dia 8) e José Cid (dia 9).

Expo Estrela - XX Mostra de Atividades e Feira de Artesanato em Manteigas

5ª Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural

Subsídios, no privado, pelos 12 meses do ano.


Já foi publicado esta segunda-feira, em Diário da República, o diploma que aprova a repartição de metade dos subsídios, no privado, pelos 12 meses do ano.

A lei entra em vigor amanhã. Quer isto dizer que os trabalhadores têm agora cinco dias [até sábado] para escolher e informar a entidade patronal da opção que fizeram.

«O regime previsto na presente lei pode ser afastado por manifestação expressa do trabalhador a exercer no prazo de cinco dias a contar da entrada em vigor da mesma», esclarece a Subsídio em duodécimos: diploma publicado, agora tem 5 dias

Trabalhadores do privado têm de fazer a sua escolha e informar a empresa entre amanhã e sábado

domingo, 27 de janeiro de 2013

Concurso Público Internacional de Ideias | Fazer acontecer a Regeneração Urbana

A CIP no âmbito do projeto “FAZER A ACONTECER A REGENERAÇÃO URBANA” lançou, em parceria com as autarquias de Viana do Castelo, Figueira da Foz e Portalegre, uma iniciativa orientada para a recolha de ideias, capazes de promoverem a preservação do património.
A CIP – Confederação Empresarial de Portugal no âmbito do projeto “FAZER A ACONTECER A REGENERAÇÃO URBANA” lançou, em parceria com as autarquias de Viana do Castelo, Figueira da Foz e Portalegre, uma iniciativa orientada para a recolha de ideias, capazes de promoverem a reabilitação das cidades, requalificação dos centros urbanos, preservação do património e recuperação de edifícios degradados.
Portalegre, Marvão e Sousel, juntamente com Figueira da Foz e Viana do Castelo foram as localidades escolhidas pela CIP para implementar a ação-piloto de regeneração urbana que tem como objetivos:
  • Criar uma amostra de casos de intervenção com potencial para vir a ser replicada noutras zonas, cidades e regiões, permitindo a recolha de dados de estudo e experiencias de terreno, para suportar a definição de uma estratégia e de um conjunto de boas práticas, para posterior disseminação.
  • Contribuir para a aproximação de um conjunto significativo de investidores, empresários, académicos, estudantes e das pessoas de cada região, sobre o tema e as zonas com propostas de regeneração, com a possibilidade de se poder estimar o impacto na sua revitalização económica.
Esta iniciativa de cooperação conta com o apoio do programa COMPETE no âmbito da SIAC - Sistema de Apoio às Acções Colectivas – e conta com a participação ativa, para além dos municípios e das populações, dos proprietários e potenciais investidores locais, numa aposta na Regeneração Urbana como uma oportunidade de investimento multidisciplinar, no quadro de uma estratégia coerente, racional e sustentável para a definição de um Plano de Regeneração Urbana para as localidades selecionadas.
Concurso Público Internacional de Ideias
As autarquias envolvidas - Viana do Castelo, Portalegre e Figueira da Foz – disponibilizam toda a informação para os interessados a concorrer.
Viana do Castelo
A Câmara Municipal de Viana do Castelo lançou um concurso público de conceção para a regeneração urbana de uma área localizada no centro histórico da cidade, com o intuito de promover a instalação de dinâmicas que conduzam à reabilitação urbana das estruturas físicas (edificado, espaço público e infraestruturas) e à regeneração das atividades humanas que se desenrolam nessas estruturas, nomeadamente, atividades económicas e culturais.
Prazo e PrémioEntrega das propostas - até 25 de fevereiro

O valor do 1º Prémio é de 5.000 euros
O Júri do Concurso poderá ainda atribuir até duas menções honrosas no valor de 1.000 euros.
Consulte toda a informação relativa a este concurso
Portalegre
As autarquias de Portalegre, Marvão e Sousel, com o apoio do NERPOR – AE – Associação Empresarial da Região de Portalegre, lançaram um Concurso Público Internacional de Ideias orientado para a recolha de ideias, capazes de promoverem a preservação do património e da memória de zonas de regeneração previamente selecionadas nestas três autarquias.
As propostas a apresentar deverão abranger as áreas de intervenção de Portalegre, Marvão e Sousel, e sugerir temas e ideias capazes de promover a preservação e valorização do património material e imaterial, sem descurar o caráter particular de cada uma das áreas de intervenção.
As ideias a apresentar devem preconizar a implementação de um conjunto de medidas que efetivamente concretizem a regeneração urbana dos espaços em referência.
Prazo e Prémio
Entrega das propostas - até 4 de março

O valor do 1º Prémio é de 15.000,00€
O valor do 2º Prémio é de 5.000,00€
O Júri do Concurso poderá ainda propor a atribuição de uma única Menção Honrosa, que terá o valor de 2.500,00€.
Consulte toda a informação relativa a este concurso

UBI inicia o ano com reconhecimento de mérito pela EUA

Está concluído o relatório final de avaliação de follow-up elaborado pela European University Association (EUA). O Plano Estratégico de Desenvolvimento da UBI, Plano 2020, as estruturas de governação e de gestão, uma administração central eficiente e uma reitoria proactiva são especialmente destacadas, nas conclusões da EUA, como constituindo os alicerces para a consolidação da UBI.
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Este relatório tece rasgados elogios não só em relação a aspetos-chave da instituição e à implementação das recomendações da avaliação inicial, como no que se refere ao modo como o processo de autoavaliação foi desenvolvido pela Comissão de Autoavaliação e coordenado pelo Gabinete da Qualidade.

O Reitor, João Queiroz, não esconde a sua satisfação relativamente às conclusões extremamente positivas do relatório agora conhecido e é perentório em atribuir este bom desempenho à UBI: “Da análise deste relatório, fica a certeza de que a estratégia delineada no Plano de Ação 2009-2013, com base nas recomendações anteriores, e implementada pela equipa reitoral, foi na direção certa, tendo sido tomadas as decisões que se impunham. É extremamente gratificante ver reconhecidos o esforço e trabalho investidos, na implementação das recomendações da EUA, a partir de 2009. Estou profundamente convicto de que estes resultados não seriam possíveis sem o empenho de todos os estudantes, docentes e não docentes. Considero, por isso, que todos se devem sentir orgulhosos pelo reconhecimento outorgado por uma instituição, com uma experiência tão vasta e indiscutível nesta matéria, como a EUA.”

(...)

Em complemento da habitual divulgação no portal da EUA, este relatório está disponível no portal da UBI, para que possa ser objeto de análise, reflexão e apropriação pelo seu legítimo destinatário: a comunidade académica da UBI.
 

Câmara de Mortágua termina 2012 sem dívidas a empreiteiros e fornecedores

MORTÁGUA - DRA Câmara de Mortágua anunciou ter terminado o ano de 2012 sem qualquer dívida a empreiteiros e fornecedores e com um saldo positivo de gerência.

“Todas as faturas que deram entrada nos serviços municipais até ao último dia útil do ano foram liquidadas, uma situação que se tornou comum nos últimos anos”, refere a autarquia, em comunicado.
Na opinião do presidente da Câmara de Mortágua, Afonso Abrantes (PS), ao pagar aos empreiteiros e aos fornecedores dentro de prazos razoáveis (cinco dias, em média), “o município está a ajudar as empresas e a economia local”.

“Esse cumprimento atempado é ainda mais importante no contexto atual de crise, em que as empresas se debatem com falta de trabalho e de liquidez, com consequências ao nível do emprego e do investimento”, justificou.

(Texto: Agência Lusa) in http://www.asbeiras.pt/2013/01/camara-de-mortagua-termina-2012-sem-dividas-a-empreiteiros-e-fornecedores/

Universidade da Beira Interior acolhe projeto para criar novo motor aéreo

UBI_-_Polo_Principal01A Universidade da Beira Interior, na Covilhã, acolhe, na segunda-feira e na terça-feira, um encontro de cientistas europeus ligados ao projeto CROP – Cycloidal Rotor Optimized for Propulsion, para criação de um novo tipo de motor aéreo.

O consórcio do projeto é constituído por outros cinco parceiros europeus, a Universidade de Sheffield, a Universidade de Bolonha, a empresa alemã GROB AG, a empresa austríaca IAT 21 e ainda a Universidade de Modena e Reggio-Emilia.
O projeto decorrerá ao longo dos próximos 24 meses e o consórcio será liderado pelo docente José Páscoa, da UBI.

(Texto: Agência Lusa) in http://www.asbeiras.pt/2013/01/universidade-da-beira-interior-acolhe-projeto-para-criar-novo-motor-aereo/

Exposição de Baltazar Torres na galeria de arte do Teatro Municipal da Guarda

BT Hamful Weeds series «Urban caves - New cartographies» 2004 brick wood and PVCEstá patente ao público, na galeria de arte do Teatro Municipal da Guarda (TMG), uma exposição do artista plástico Baltazar Torres, intitulada “Veias de Alcatrão”.

A obra do artista, natural de Figueira de Castelo Rodrigo, engloba pintura, escultura, desenho e instalação, segundo o TMG.
“Veias de Alcatrão” constitui uma instalação inédita pensada para o espaço da galeria de arte do TMG, “numa reflexão sobre a experiência da viagem, do território e da paisagem do início do século XXI”, adianta a fonte.

A exposição tem entrada livre e pode ser visitada até ao dia 17 de março, de terça a sexta-feira, das 16H00 às 19H00 e das 21H00 às 23H00, aos sábados das 15H00 às 19H00 e das 21H00 às 23H00 e aos domingos das 15h00 às 19H00.

(Texto: Agência Lusa) in http://www.asbeiras.pt/2013/01/exposicao-de-baltazar-torres-na-galeria-de-arte-do-teatro-municipal-da-guarda/

Opinião – A cultura e o poder local

As actividades culturais levadas a cabo por uma cidade, podem “colocar no mapa” territórios do país esquecidos e marginalizados, dando-lhes a possibilidade de serem catalisadores de meios e de públicos oriundos de áreas alargadas.
Para as cidades de pequena ou média dimensão, a área cultural é decisiva para o desenvolvimento sustentável, dado que directa ou indirectamente “mexe” com estruturas diversas nomeadamente as do sector económico.
Os pontos de vista que defendem unidades culturais nos centros dominantes, enquanto as periferias ficam vazias, não sabem perscrutar a vida de um município ou de uma região.
As cidades de pequena e média dimensão têm uma característica favorável à disseminação do conhecimento cultural, a sua dimensão demográfica que permite a definição de uma identidade local e de projectos culturais estruturantes mobilizadores de toda uma comunidade local.
Mas dada a exiguidade do sector privado, o poder local tem que ter uma função intervencionista implicada na produção e distribuição culturais, sem cair numa política segmentada ou de clientelismo ou de asfixia às associações culturais.
O poder local tem desempenhado um papel preponderante como animador e regulador do serviço público da cultura, criando infraestruturas e mantendo-as em funcionamento e sendo o suporte financeiro básico de quase toda a programação cultural das cidades.
Uma política cultural para uma cidade de pequena ou média dimensão implica antes de tudo uma atitude política perante a cultura, e depois um conhecimento perfeito do município e do seu dinamismo.
Vários estudos têm demonstrado numa leitura sociopolítica que uma das formas de evitar a degradação das condições de vida das cidades médias é melhorar nelas a forma de coesão social valorizando a expressão da cultura e as potencialidades extrínsecas, nas estruturas da economia local criando emprego directo e indirecto, incrementando o turismo cultural com benefícios para as unidades hoteleiras e afins, e captando mesmo algum investimento.
O Programa de Rede Nacional de Teatros dotou todas as capitais de Distrito de um conjunto de equipamentos culturais de grande qualidade arquitectónica e técnica, elementos culturais para o desenvolvimento das cidades de média dimensão, onde profissionais culturais qualificados tiveram oportunidade de se fixarem desenvolvendo uma programação cultural de grande qualidade e abrangência como é o caso do TMG (Teatro Municipal da Guarda) já várias vezes aqui referido.
No entanto com o fim das empresas municipais e com a falta de apoio do poder central corre-se o risco de perder aquilo que foi uma das mais-valias das cidades do interior.
O TMG ao longo da sua existência manteve uma programação cultural que não só fidelizou o público, como também contribuiu para a identificação de uma cultura na cidade.
A nível autárquico a cultura deverá assumir uma importância estratégica e não se limitar a ser um campo de reserva intelectual ou de fugaz diversão.
A política governamental, ditou o fim das empresas municipais e com as restrições orçamentais impostas pelo poder central a capacidade de programação cultural das autarquias ficará comprometida severamente.
A vida dos Portugueses está tão pobre que ficaria infinitamente mais pobre se a programação cultural das autarquias ficasse ameaçada pela falta de apoio do governo, pois o poder local é flagelado por opções estatais polémicas que a generalidade dos Portugueses já não suportam.

Joaquim Valente in http://www.asbeiras.pt/2013/01/a-cultura-e-o-poder-local/

Rendimento Social de Inserção: valor fixado em 178,15 euros

O valor do Rendimento Social de Inserção (RSI) ficou fixado em 178,15 euros, de acordo com o decreto-lei de alteração aos regimes jurídicos de proteção social, publicado esta sexta-feira em Diário da República.

Já o subsídio por morte passa a ter valor fixo de 1.200 euros.

As alterações agora publicadas aos regimes jurídicos de proteção social no desemprego, morte, dependência, rendimento social de inserção, complemento solidário para idosos e complemento por cônjuge a cargo, do sistema de segurança social, foram aprovadas em dezembro em Conselho de Ministros.

No documento está definido que, no que diz respeito às prestações sociais, o valor do Rendimento Social de Inserção é fixado em 42,495% do valor do Indexante dos Apoios Sociais, o que dará 178,15 euros.

Os últimos dados do Instituto da Segurança Social relativos a novembro de 2012, davam conta de 282.541 beneficiários desta prestação social.

O número de famílias com direito a este subsídio baixou, de acordo com a Lusa, em novembro relativamente a outubro, tendo passado de 112.572 para 111.932, respetivamente.

Já em relação ao Complemento Solidário para Idosos (CSI), o decreto-lei define que o valor de referência é fixado em 4.909 euros por ano, acrescentando que a «esmagadora maioria dos beneficiários viu a sua pensão ser aumentada, em média, 4%».

As alterações ao RSI e ao CSI aplicam-se às relações jurídicas prestacionais em curso e obrigam a que, depois da entrada em vigor do diploma, sejam recalculadas ou reavaliadas as condições de atribuição das prestações, consoante o caso.

O diploma entra em vigor a 01 de fevereiro, o primeiro dia útil do mês subsequente ao da sua publicação.

in http://www.tvi24.iol.pt/503/economia---economia/rsi-rendimento-minimo-rendimento-social-de-insercao/1413499-6377.html

Subsídio de desemprego para empresários em vigor a 1 de fevereiro

O diploma que estende aos sócios e gerentes de empresas e os empresários em nome individual o direito à proteção do subsídio de desemprego já foi publicado e entra em vigor no próximo dia 1 de fevereiro. Em causa estão as situações de desemprego na sequência de perda de rendimentos por encerramento ou cessação da atividade da empresa de forma involuntária.
A atribuição de subsídio de desemprego aos trabalhadores independentes com atividade empresarial e aos sócios e gerentes das empresas estava prevista no acordo tripartido de Concertação social, assinado há um ano. O prazo de garantia para a atribuição do subsídio é de dois ano, tendo de existir um registo de remunerações num período de 48 meses imediatamente anterior à data da cessão de atividade.
O diploma, hoje publicado, estabelece que o este regime será alvo de reavalição no prazo de dois anos.
Conheça as regras:

Quem pode beneficiarEste novo regime jurídico de proteção social em caso de desemprego destina-se a trabalhadores independentes com atividade empresarial, nomeadamente os empresários em nome individual com rendimentos decorrentes de atividade comercial ou industrial e os titulares de estabelecimentos individuais.
Estão ainda abrangidos os sócios ou gerentes de empresas e os cônjuges dos trabalhadores independentes que com eles trabalhem, exercendo "efetiva atividade profissional com caráter de regularidade e permanência".

Quem não está abrangidoFicam de fora do alcance desta medida os produtores agrícolas que exerçam efetiva atividade empresarial na exploração agrícola, bem como os respetivos cônjuges, porque dispõem de um regime próprio.

Ler mais: http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO095050.html?page=0

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Professores para Maputo/Dili 2013


Recrutamos professores lusófonos para o ano lectivo de 2013/14 em regime temporário e com permanência de pelo menos 6 meses.

As candidaturas podem ser feitas aqui, sendo que os profissionais serão requisitados para ensino superior, em cursos de bacharelato e licenciatura.

Podem igualmente candidatar-se docentes Doutorados ou com Mestrado e que tenham, preferencialmente, dois anos de experiência docente comprovada na área em que se candidatam.

Os professores receberão uma mensalidade de 4500¤.

Será paga também a passagem aérea, em classe económica, de ida e volta do porto / lisboa para Luanda / Maputo / Dilí, assim como o regresso.

Iniciar Processo de candidaturas através do endereço:

world_recruitment@teachers.org

Mónica Azevedo

Coordenadora Equipa Comunitária

Programa K'CIDADE

Rua Luís Piçarra, nº 6A |

1750-101 Lisboa

Tm: 96.8630101

monica.azevedo@kcidade.com


Melhores PME do ano distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2012


Foram distinguidas com o estatuto PME Excelência 2012, numa sessão presidida pelo Ministro da Economia e do Emprego, que contou também com a presença do Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, 1239 pequenas e médias empresas que apresentaram os melhores desempenhos económico-financeiros e de gestão no exercício de 2011.

São empresas que apresentam rácios de solidez financeira e de rendibilidade acima da média nacional, que têm sabido manter altos padrões competitivos num contexto particularmente exigente e que estão a conseguir ultrapassar a crise com crescimento, consolidação de resultados, e contributos ativos na criação de riqueza e de emprego das regiões onde se inserem.

O Estatuto PME Excelência foi criado pelo IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação) com o objectivo de sinalizar, através de um instrumento de reputação, o mérito de pequenas e médias empresas com perfis de desempenho superiores, e conta com a parceria do Turismo de Portugal, I.P. e dos principais bancos a operar no mercado, designadamente o Banco Espírito Santo, e BES dos Açores, o Banco BPI, o Barclays, a Caixa Geral de Depósitos, o Crédito Agrícola, o Millennium bcp, o Montepio e o Santander Totta.

Em conjunto, as PME Excelência 2012 geram mais de 45 mil postos de trabalho direto e foram responsáveis por um volume de negócios superior a 6,3 mil milhões de euros em 2011, que representou um crescimento médio de 5%, face ao exercício anterior.

Lista das PME Excelência 2012 (Ficheiro Excel)

Ler mais: http://www.iapmei.pt/iapmei-mstplartigo-01.php?temaid=156&msid=6
Das 1239 empresas distinguidas, 27 estão sedeadas no distrito da Guarda. Aqui ficam as PME's distinguidas do distrito:

Afonso & Filhos, Lda.
Alsai - Empreendimentos Turísticos e Hoteleiros, Lda.
Amílcar & Morgado - Tratamento e Comercialização de Mel e Produtos Apícolas, Lda.
Brígida & Dinis - Sociedade de Construções, Lda.
Casas da Senhora da Estrela - Turismo Rural, Lda.
Cervitra - Distribuição de Bebidas, Lda.
Construtora Medense, Lda.
F. Olazabal & Filhos, Lda.
Floponor - Florestas e Obras Públicas do Norte, S.A.
Floresta Bem Cuidada - Projectos Florestais, Lda.
L. G. B. - Sociedade de Projectos e Infraestruturas Eléctricas e de Telecomunicações, Lda.
Lactibar - Lacticínios do Sabugal, S.A.
Lacto Serra - Comercialização e Fabrico de Lacticínios, Lda.
Lopes & Irmãos, Lda.
Manuel dos Santos & Filhos, Lda.
Manuel J. A. Gomes - Estruturas Metálicas, Lda.
MARIALVAMED - Turismo Histórico e Lazer, Lda.
Maximiano & Pires, Lda.
Norinstelnor - Instalações Especiais, S.A.
Oliveira & Nobre, Lda.
Oxibeiras - Soldadura Acetilênica e Electrogénica, Lda.
Palegessos - Indústria e Comércio de Paletes e Gessos, Lda.
Sociedade de Combustíveis Ana Chaves, Lda.
Sodimoso - Supermercados, Lda.
Transportes Caramelo, Lda.
Transportes Pina & Sérgio, Lda.
Vidreiros Reunidos, Lda.

Página “1001 Jobs” quer facilitar procura e oferta de emprego na Guarda

guardense Vanda Brás Figueira criou a página “1001 Jobs” (www.facebook.com/pages/1001-JOBS/132539990222656), um ponto de encontro para desempregados e empresas da Guarda.

«Já havia páginas a nível nacional com uma parte vocacionada para a oferta e procura de emprego, mas localmente não», afirma a promotora. Com duas empresas próprias, Vanda Brás Figueira cruzava-se com muitos desempregados, que lhe perguntavam «se precisava de alguém ou conhecia quem precisasse de um colaborador», refere. Para simplificar e potenciar o contacto entre os guardenses e o meio laboral, a guardense optou pelas redes sociais, já que «têm cada vez mais gente». Assim, esta iniciativa quer aproveitar todas as possibilidades que a partilha virtual oferece: «Além da troca de referências, as pessoas também podem deixar os seus currículos e aptidões profissionais», indica a empresária.

Ler mais: http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=690&id=38388&idSeccao=9084&Action=noticia

Técnica inovadora de Augusto Lourenço atrai cirurgiões de todo o mundo

«Todo este projeto é uma grande satisfação», afirma Augusto Lourenço, médico e diretor do serviço de Cirurgia da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, que está em “voga” no mundo científico graças à técnica “Onstep”, aplicada no tratamento das hérnias inguinais.

O sucesso desta inovação é explicado pelo «baixo custo, produtibilidade e ausência posterior de dor crónica», adianta o cirurgião, que apresenta o tempo de operação como outra das vantagens, uma vez que é «cerca de metade das técnicas mais rápidas». A operação consiste na colocação de uma prótese na zona dos defeitos existentes – ou que podem vir a existir – e está estruturada em 12 passos, a fim de garantir uma boa reprodutibilidade: «Este projeto só tem valor se for reproduzível. É uma técnica de simples execução, não é necessária grande experiência ou especialização», refere Augusto Lourenço. «Já havia propostas nesse sentido, mas as operações ficavam muito caras porque eram utilizados mais materiais e precisava-se mais tempo. Depois também envolvia mais dor e nem todos estavam aptos para operar», sustenta. Para contornar estas dificuldades, o clínico começou por modificar a colocação da prótese, colocando-a na parte posterior do defeito, «para o tapar por dentro, de uma maneira simples e sem material de suporte», explica o cirurgião.

Ler mais: http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=690&id=38375&idSeccao=9084&Action=noticia

Desfile de Moda Infantil no Vivaci Guarda


A iniciativa, promovida pelo IEFP da Guarda, vai ter lugar no próximo sábado, dia 26 de janeiro, a partir das 15 horas, no centro comercial Vivaci Guarda.

No próximo sábado, dia 26 de janeiro, pelas 15 horas, realiza-se um desfile de moda infantil, intitulado “Clinica do Trapinho” no centro comercial VIVACI Guarda, numa organização do Centro de Emprego e Formação Profissional da Guarda (IEFP). A iniciativa decorre no âmbito do curso de Educação e Formação de Adultos (EFA) de Costureira Modista, com o objetivo de mostrar os trabalhos práticos realizados centrados na temática da reutilização de roupas e outros materiais já utilizados. Assim, diversos materiais reutilizados, como bóias, colchões de praia, guarda-chuvas, gravatas, cobertores, cortinas de banho, roupas usadas, entre outros materiais, ganham nova vida em várias peças de vestuário para crianças e jovens, que agora serão apresentadas. Para além do curso de Costureira Modista, foram envolvidos neste projeto outros cursos de formação, em funcionamento no Centro de Emprego e Formação Profissional da Guarda, como é o caso dos cursos da área de Cabeleireiro Unissexo e de Esteticismo/Cosmetologia que irão pentear e maquilhar as crianças e jovens “modelos”. Já os formandos do curso de Cozinha/Pastelaria irão “adoçar” o evento com uma demonstração “in loco” dos seus saberes e competências. «Pretende-se com esta iniciativa sensibilizar a comunidade local para importância da formação profissional como estratégia de valorização de recursos, quer humanos quer materiais», refere a organização.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Altran vai criar para já 20 postos de trabalho no Fundão

Câmara empenhada em garantir desenvolvimento de um investimento que criará emprego qualificado na região
É UMA EXCELENTE notícia para o Fundão e para a Cova da Beira. A multinacional francesa Altran, líder em inovação, está interessada em investir no Fundão. O investimento representará, numa fase inicial, cerca de duas dezenas de postos de trabalho na área das engenharias, designadamente na criação de software. O anúncio foi feito, no final da semana passada, em Paris, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, mas o presidente da Câmara do Fundão mostra-se cauteloso quanto aos detalhes do investimento, adiantando, no entanto, que o Plano de Inovação foi decisivo para captar a atenção deste investidor e para posicionar o Fundão no radar deste tipo de investimentos.
O grupo Altran garante milhares de postos de trabalho em todo o mundo e é hoje um dos principais players na Consultoria de Inovação e Tecnológica em Portugal, desenvolvendo a sua atividade no setor financeiro, telecomunicações, administração pública, indústria, entre outros.
“As negociações decorrem há cerca de três meses e encontram-se numa fase muito avançada”, confirmou ao JF Paulo Fernandes. Nos termos do anúncio feito por Paulo Portas, a multinacional francesa poderá criar no Fundão mais de uma centena de postos de trabalho na área das engenharias, desconhecendo-se, no entanto, o calendário previsto, bem como outros pormenores do investimento. O anúncio contrasta com o secretismo que tem marcado o processo negocial iniciado há três meses e que está, também, a ser acompanhado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP). “A decisão final deverá ser conhecida dentro de um mês”, prevê o presidente da Câmara, esperançado de que o investimento possa depois avançar para outras componentes. Numa altura de graves dificuldades, a perspetiva de criação de emprego gera natural concorrência e o Plano de Inovação foi determinante para posicionar o Fundão na mira da multinacional. “O Fundão passou a estar no radar de determinado tipo de investimentos ligados à criação de emprego qualificado, passando para um patamar que seria impensável”, sublinha o autarca. A proposta do Fundão contempla quatro cenários possíveis para instalar a Altran: o Multiusos, a Velha Praça, o Casino ou a Moagem, colocando-os ao serviço da incubação de empresas de nova geração, como prevê o Plano de Inovação e especificidades como a disponibilização de casas na zona antiga para os quadros da empresa.

CONTRATAÇÃO
O GRUPO Altran já esteve no Fundão a recrutar pessoal e vai continuar a fazê-lo já no próximo dia 30 de janeiro. Desta vez, a sessão de recrutamento destina-se a engenheiros informáticos, eletrotécnicos e de telecomunicações, automóvel e técnicos de mecatrónica, mas contabilidade e finanças. As candidaturas deverão ser remetidas até dia 25 de janeiro, para drh.recrutamento@altran.pt. A sessão de recrutamento é da iniciativa da Altran em parceria com a Câmara Municipal.

in http://www.jornaldofundao.pt/index.asp?idEdicao=105&id=8650&idSeccao=987&Action=noticia

Função pública: duodécimos não vão agravar tributação mensal

O Governo encontrou uma forma de garantir que a diluição do subsídio de Natal da função pública pelos 12 meses do ano não vai agravar a tributação do rendimento em termos mensais.

O Ministério das Finanças garante que os duodécimos correspondentes ao subsídio, pagos no final de cada mês, não vão ser somados ao salário para efeitos de tributação.

A Direção-geral do Orçamento (DGO) esclarece numa nota técnica que as parcelas do subsídio vão ser tributadas em sede de IRS de forma autónoma, pelo que a taxa de retenção também será apurada de forma independente.

O PS quer que a mesma salvaguarda seja garantida em relação aos trabalhadores do setor privado, que em 2013 recebem também metade do subsídio de férias e do de Natal em duodécimos, mas ainda não há certeza quanto à forma como esse rendimento será tributado.

O documento que define o pagamento de um subsídio em duodécimos aos trabalhadores do privado será votado esta semana no Parlamento.

Sobre esta matéria, o Governo admitiu, no final de dezembro, salvaguardar a possibilidade de cada empregador e trabalhador acordarem a manutenção do regime de pagamento de subsídio no setor privado de acordo com o atual regime.

Ler mais: http://www.tvi24.iol.pt/economia---economia/subsidios-funcao-publica-duodecimos-irs-impostos/1407366-6377.html

Défice de 2012 nos 5%, 700 milhões abaixo do limite

Portugal fechou o ano de 2012 com um défice de 5%, 700 milhões de euros abaixo do limite imposto pela troika. Conforme já tinha avançado o ministro das Finanças, a meta foi cumprida, depois de a troika ter relaxado o objetivo precisamente para 5% do Produto Interno Bruto.

Para este cálculo, entram 800 milhões de euros relativos à concessão da ANA-Aeroportos, encaixe que é contabilizado já nas contas de 2012.

«O valor provisório do défice das Administrações Publicas, em fluxos de caixa, relevante para o Programa de Ajustamento Económico e Financeiro situou-se em 8.329 milhões de euros (5% do PIB). Este valor compara com um limite estabelecido no Programa de 9.028 milhões de euros (5,4% do PIB)», lê-se na síntese da execução orçamental de dezembro, publicada esta quarta-feira pela Direcção-Geral do Orçamento.

Na altura em que a meta da troika foi estabelecida, esses 9 mil milhões de euros correspondiam a 5% do PIB. No entanto, o valor do Produto acabou por encolher com a recessão mais profunda. Isso fez com que a execução orçamental acabasse por ter um peso maior no PIB. Ou seja, o limite de 9 mil milhões de euros mantém-se, mas passou a representar 5,4% do PIB.

Por isso é que a tutela sublinha que «Portugal cumpriu, com uma margem de 0,4 pontos percentuais do PIB, o limite do défice em fluxo de caixa das Administrações Públicas definido no Programa de Ajustamento Económico e Financeiro».

Receita muito aquém

«A receita da Administração Central ficou aquém do esperado em cerca de 880,2 milhões de euros», penalizada sobretudo pela receita fiscal, que recuou 6,8% face ao ano anterior, para 32.025,2 milhões de euros. Recorde-se que o Orçamento do Estado para 2012 previa que aumentasse 2,9%.

«O desvio na receita fiscal resulta sobretudo da evolução do clima económico, o qual se refletiu, em particular, no consumo e nas importações. Com efeito, a diminuição do consumo repercutiu-se numa menor coleta de impostos indiretos. Adicionalmente, verificou-se um aumento dos reembolsos efetuados aos agentes económicos, nomeadamente no que respeita ao IRC», destaca ainda o documento.

Em pormenor, as receitas resultantes de impostos diretos afundaram, no total, 9,5%. O encaixe conseguido com o IRS ficou 7,6% aquém e as receitas com o IRC afundaram 17,3%.

Ler mais: http://www.tvi24.iol.pt/economia---troika/defice-execucao-orcamental-receita-governo-dgo-ultimas-noticias/1412854-6375.html

Portugal regressa aos mercados com sucesso. Juro foi de 4,891%

Portugal regressou aos mercados com sucesso. Dois anos depois, o país conseguiu colocar 2,5 mil milhões de euros, em dívida a cinco anos, acima dos 2 mil milhões inicialmente previstos, tendo pago para isso uma taxa de 4,891%, anunciou esta quarta-feira o Governo, pela voz da Secretária de Estado do Tesouro. Da última vez, a 7 de fevereiro de 2011, tinha sido cobrado um juro de 6,4%.

Segundo Maria Luís Albuquerque, no leilão de hoje a procura rasgou a barreira dos 12 mil milhões de euros.

Esta emissão de dívida sindicada - apoiada pelos bancos BES, Barclays, Deutsche Bank e Morgan Stanley - atraiu uma forte procura internacional. «Houve uma participação muito significativa de não residentes. Só os investidores estrangeiros absorveram 93% da emissão». Destes, 30% são norte-americanos.

Em conferência de imprensa no Ministério das Finanças, a governante adiantou que haverá outras emissões como esta. «Naturalmente que um processo de regresso sustentável aos mercados implicará a realização de outras transações». Mais: a emissão representa «uma melhoria das condições de financiamento de Portugal».

Ainda assim, Maria Luís Albuquerque esclareceu que «as necessidades de financiamento deste ano não dependiam da realização desta emissão de dívida». «É importante dar este passo de regresso aos mercados, mas não foram as necessidades financeiras imediatas que ditaram a decisão», disse.

O Governo acredita que «as taxas de juro tendem a melhorar» e, como tal, «não fazia sentido aumentar ainda mais o montante da emissão», explicou.

A ideia é aproveitar a flexibilidade do mercado e «escolher as janelas de mercado adequadas». Por isso, o Executivo garante que vai continuar a olhar para essas oportunidades e realizar outras operações como a troca de dívida que ocorreu no final do ano passado.

«Temos interesse em reconstruir toda a curva de rendimentos da dívida portuguesa e, na altura adequada, realizar também emissões a 10 anos».

«Estamos a ganhar terreno em relação à Irlanda»

Sobre se Portugal e Irlanda combinaram este regresso a emissões de dívida de longo prazo, Maria Luís Albuquerque indicou que não. «O que houve foi um alinhamento de objetivos. Concertação para a emissão em mercado propriamente dita não houve. Acabámos por aproveitar ambos uma janela de mercado que em termos de tempo é próxima uma da outra».

Ler mais: http://www.tvi24.iol.pt/economia---troika/regresso-aos-mercados-emissao-de-divida-ministros-das-financas/1412775-6375.html

Passaporte para o Empreendedorismo

Que apoios são concedidos pelo Passaporte para o Empreendedorismo?
  • Bolsa do Passaporte para o Empreendedorismo – o processo inicia-se através do acesso a uma Bolsa para o desenvolvimento do projeto empresarial.
  • Mentoria - os beneficiários da Bolsa podem ter acesso a uma Rede de Mentores que irão fornecer aconselhamento empresarial aos empreendedores.
  • Assistência Técnica - os beneficiários da Bolsa podem ainda obter Assistência Técnica no desenvolvimento do projeto empresarial.

A Bolsa do Passaporte para o Empreendedorismo é:

  1. 1 um incentivo mensal no valor de 691,70 euros
  2. 2 a atribuir durante um periodo mínimo de 4 meses e até ao máximo de 12 meses.
  3. 3 para jovens:
    • até aos 30 anos licenciados há menos de 3 anos
    • até aos 30 anos, detentores de licenciatura, mestrado ou doutoramento, e inscritos nos centros de emprego há mais de 4 meses
    • até aos 34 anos, detentores de mestrado ou doutoramento
Os jovens devem ser detentores de um projeto de empreendedorismo que ainda se encontre na fase da ideia:
  • inovador, com potencial de crescimento e que responda a uma necessidade de mercado.
Regiões elegíveis:
O Passaporte para o Empreendedorismo destina-se a empreendedores residentes ou que tenham obtido o grau académico nas regiões Norte, Centro ou Alentejo, considerando que no âmbito do projeto empresarial a apresentar, a respetiva atividade será desenvolvida numa destas regiões.

Perguntas e Respostas sobre o Passaporte para o Empreendedorismo


Formulário de Candidatura ao Passaporte para o Empreendedorismo


Documentos para download

Ler mais em: http://www.ei.gov.pt/iniciativas/detalhes.php?id=39

Qatar Airways volta a Lisboa domingo para contratar

A Qatar Airways volta a recrutar em Lisboa já no próximo domingo, dia 27 de janeiro, e convida todos aqueles que querem um emprego na companhia (pessoal de cabine) a fazer a pré-inscrição no site. A companhia aérea do Qatar esteve a recrutar em Portugal há dois meses (leia mais aqui).

Para concorrer, precisa de fazer like na página da companhia e inscrever-se para o evento de domingo, que decorrerá no Shearton Lisboa Hotel & Spa (Rua Latino Coelho, 1), aqui. “Se tem confiança e carisma e gosta de cuidar dos outros, venha visitar-nos a partir das 9h da manhã. Traga o seu currículo e fotografias”, convida a companhia, a melhor do mundo segundo o Skytrax 2011 e 2012. "Ganhe um emprego e um salário livre de impostos.” O emprego, em full time, terá sede em Doha, no Qatar (Médio Oriente), e são aceites candidaturas até 26 de janeiro, véspera do evento de recrutamento - ainda que seja aconselhado que submeta a sua candidatura até dia 23, quarta-feira.
Na candidatura online terá de carregar o seu CV em inglês, uma fotografia tipo passe e outra de corpo inteiro e cópia do passaporte (página da fotografia). O evento durará “pelo menos meio dia”, avisa a organização, e os escolhidos serão submetidos a entrevistas nos dias seguintes ao evento.

Outras exigênciasA primeira triagem para o pessoal de bordo faz-se nas características físicas e de personalidade, formação e disponibilidade. Se não cumprir algum destes requisitos, não vale a pena concorrer.
Idade mínima: 21 anos
Alcance mínimo do braço (em bicos dos pés): 2,12 m
Formação mínima: 12.º ano
Línguas: fluente em inglês falado e escrito e conhecimento razoável de outra língua
Estado físico: excelente saúde e boa forma física
Localização: Possibilidade de se mudar para Doha, Qatar.
Personalidade: extrovertido, capaz de se relacionar com os outros e de trabalhar em grupo numa equipa multinacional.

Ler mais: http://www.dinheirovivo.pt/Emprego/Artigo/CIECO094005.html?page=0

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Neve na Guarda - circulação automóvel só com muita precaução


Depois do nevão que caiu ontem, a circulação na cidade da Guarda encontra-se muito condicionada. Toda a precaução é pouca tanto para automobilistas como para peões, muitos passeios e estradas estão autênticas pistas de gelo.
No entanto,  a paisagem é magnífica …












 

 

Atenção ao Piso:

 











 




  




                                                                                                                                                                                    


terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Saúde: taxas moderadoras aumentam

As taxas moderadoras aumentam esta segunda-feira 2,8%, o valor da taxa de inflação verificado em 2012. Por exemplo, uma urgência hospitalar passa a custar 20,60 euros.

A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) atualizou o valor das taxas moderadoras a pagar por algumas prestações no âmbito do Serviço Nacional de Saúde (SNS), ficando de fora as várias consultas de cuidados primários (nos centros de saúde).

Assim, de acordo com os novos preçários, uma consulta de enfermagem ou de outros profissionais de saúde realizada no âmbito hospitalar passa a custar 5,15 euros e uma consulta de especialidade sobe para 7,75 euros. A consulta ao domicílio aumenta para 10,30 euros.

Num atendimento em urgência, aos valores fixados para o atendimento acrescem as taxas moderadoras de meios complementares de diagnóstico (MCDT) realizados no decurso do atendimento até um máximo de 50 euros.

Uma urgência médico-cirúrgica passa a custar 18,00 euros, ao passo que uma urgência básica fica nos 15,45 euros.

No Serviço de Atendimento Permanente ou Prolongado (SAP) os utentes passam a pagar 10,30 euros.

Tal como previsto no Orçamento de Estado para 2013, não se aplicará a atualização às taxas moderadoras referentes a consultas de medicina geral e familiar ou outra consulta médica que não a de especialidade realizada no âmbito dos cuidados de saúde primários; consultas de enfermagem ou de outros profissionais de saúde realizada no âmbito dos cuidados de saúde primários; consultas ao domicílio no âmbito dos cuidados de saúde primários; consulta médica sem a presença do utente no âmbito dos cuidados de saúde primários.

A consulta de medicina geral e familiar ou outra consulta médica que não a de especialidade custa cinco euros e a consulta de enfermagem ou de outros profissionais de saúde realizada no âmbito dos cuidados de saúde primários custa quatro euros.
 

A cadeira é o novo tabaco: Ficar sentado é tão prejudicial quanto fumar?


 
Office Como muitas outras pessoas, dou por mim a passar demasiado tempo diante do computador. Quando tenho reuniões face a face, costumo encontrar-me com os meus colegas à volta de uma mesa de conferências, por vezes num lounge de aeroporto (nada como aproveitar bem uma escala longa) e, muito frequentemente, em cafés (olá, Starbucks!).Isto significa que o maior denominador comum de qualquer destas localizações não é a secretária ou o teclado, nem mesmo o café. O denominador comum num dia de trabalho moderno é o nosso… bem, o nosso traseiro. Enquanto trabalhamos, o que fazemos mais que qualquer outra coisa é estarmos sentados.
Em média, são mais de nove horas por dia, contra menos de oito a dormir. Estarmos sentados é tão prevalecente e tão natural que nem sequer questionamos quanto tempo o fazemos. E, como todas as outras pessoas o fazem, nem nos ocorre que não seja bom. Cheguei à conclusão de que estar sentado é para a nossa geração o que o hábito de fumar foi para outras. É claro que os estudos no âmbito da saúde concluem que as pessoas deviam passar menos tempo sentadas, fazendo pequenas pausas para se levantarem e caminharem.
Depois de uma hora sentado, a produção de enzimas que queimam gorduras diminui até 90%. Longos períodos nessa posição diminuem o ritmo do metabolismo, afetando, por exemplo, os níveis de HDL, ou colesterol bom. As investigações mostram que esta falta de atividade física está diretamente ligada a 6% do impacto das doenças cardíacas, 7% da diabetes de tipo 2 e 10% do cancro da mama e do cólon. Neste momento, nos Estados Unidos, o peso da mortalidade associada à obesidade é de 35 milhões, enquanto em relação ao tabaco são 3,5 milhões.

Ler mais: http://www.dinheirovivo.pt/Guru/Artigo/CIECO093634.html?page=0

“be IN” Guarda - 6 de Março


Início:6 de Março de 2013 14:00
Fim: 6 de Março de 2013 18:30
Preço: Gratuito
Categoria:
Organizador: AIP e NERGA
E-mail: foruns@aip.pt
Local: NERGA
Endereço: Guarda, Guarda, Portugal 
 

Programa

14h00:
Acreditação dos participantes
14h30:
Mesa redonda para introdução ao tema
15h45:
Pausa
16h00
Sessões paralelas:
Speaker’s Corner
Futuroscópio

18h30:
Conclusão

Seja um dos Speakers no Speaker’s Corner >>
e


Mais informações: http://www.be-in.com.pt/evento/be-in-guarda/

A neve chegou à cidade mais alta de Portugal



segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Formação Profissional

Próximos Cursos

Próximos Cursos Financiados


 http://www.gestoapreciativo.pt/
Telefone: 271 084 372
Fax: 271 084 537
Telemoveis: 96 40 90 266/96 40 90 263 / 926445930 (Moche)
Email: info@gestoapreciativo.pt

A 3ª edição da ExpoSerra terá lugar entre os dias 1, 2 e 3 de fevereiro

 
A ExpoSerra é uma feira setorial que tem como objetivo a promoção de negócios e de produtos tradicionais locais e regionais, contribuindo para a dinamização comercial e industrial de Gouveia e da Serra da Estrela.

Data Início : 01-02-2013
Data de Fim : 03-02-2013
Local Evento : Pavilhão da ex-Bellino & Bellino, Gouveia

Snowboard Urban Festival na Covilhã


 
O Snowboard Urban Festival volta a realizar-se na Covilhã, a 26 de janeiro.
Fonte: Shutterstock Images - Licença Standard
O Snowboard Urban Festival, prova de freestyle inscrita no Campeonato Europeu da modalidade e pontuável para os Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014, na Rússia, volta a realizar-se na Covilhã, a 26 de janeiro. A informação foi adiantada pelo presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP), Pedro Farromba, depois de ter a garantia do secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, de que a prova terá um apoio entre os 65 e os 70 mil euros. A competição realizou-se pela primeira vez em fevereiro de 2012, na Covilhã.

Feira Regional do Queijo Serra da Estrela