sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Complexo de biotecnologia do Fundão com início previsto para o primeiro trimestre de 2013


 O empreendimento de investidores brasileiros na freguesia de Soalheira, no lado sul da Serra da Gardunha, inclui laboratórios e estufas para melhoramentos de plantas.

O município e os promotores chegaram a prever o início das obras para este ano, mas "Fevereiro ou Março" são os meses agora apontados por Paulo Fernandes para "lançar um projecto emblemático" para rentabilizar a agricultura da região.

A nova fábrica precisa de árvores e outra flora que deverão ser optimizadas para abastecer o mercado energético (biomassa) e farmacêutico, com a autarquia a esperar a criação de 95 empregos até 2014.

O projecto de arquitectura está aprovado pelo município, decorrendo agora a elaboração das especialidades de construção, sendo que o Banco do Brasil já deu autorização para a operação financeira, sobre a qual "estão a ser ultimados detalhes", explicou o autarca.

O investimento inclui a instalação de uma central de biomassa na zona industrial do Fundão, que já conta com as autorizações necessárias, devendo o município receber em breve os projectos de implantação, acrescentou.

Tudo junto pode ascender a 60 milhões de euros e o facto de "parte esmagadora da operação financeira ter o selo do Banco do Brasil" leva Paulo Fernandes a dizer, "com algum grau de certeza, que mesmo a crise na Europa e em Portugal não vai pôr em causa estes investimentos".

O complexo de biotecnologia e a central de biomassa resultam de uma parceria entre o município do Fundão, a Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas (CIATEC) e a empresa Vital Green, criada no Fundão com capitais brasileiros. in http://economia.publico.pt/Noticia/complexo-de-biotecnologia-do-fundao-com-inicio-previsto-para-o-primeiro-trimestre-de-2013-1572569

Sem comentários:

Enviar um comentário