quarta-feira, 14 de novembro de 2012

UBI coordena projeto europeu



José Páscoa, professor do Departamento de Engenharia Eletromecânica da UBI, lidera a nível europeu o projeto “CROP” sobre novos sistemas propulsores de tipo cicloidal.   


 Trata-se de um sistema inovador de propulsão nunca antes conseguido. A equipa da UBI conseguiu contribuir com novas soluções para tornar possível implementar este sistema, as quais já foram objeto de publicação pela American Society of Mechanical Engineering, nos Estados Unidos.
Em resultado desta repercussão mundial do trabalho da UBI, a Comissão Europeia, após avaliação rigorosa, decidiu financiar os trabalhos com quase um milhão de euros. De acordo com a Comissão Europeia, os projetos deste tipo, designados de Nível 0, destinam-se unicamente a financiar investigação fundamental ultra inovadora, que possa contribuir de forma marcante para o futuro da Engenharia Europeia. Este tipo de concursos é altamente competitivo com taxas de aprovação da ordem de dez por cento. Foi o caso deste projeto da Engenharia Eletromecânica, em que a UBI foi um dos três selecionados em 27 concorrentes, tendo ficado acima da Universidade de Stuttgart (Alemanha), sendo a primeira das Universidades Europeias, apenas ultrapassada por um consórcio liderado pela ESA.
O consórcio liderado pela UBI é constituído por outros cinco parceiros europeus: a Universidade de Sheffield, a Universidade de Bolonha, a empresa alemã GROB AG, a empresa austríaca IAT 21 GmbH e ainda a Universidade de Modena e Reggio-Emilia.
Este projeto irá permitir continuar com os trabalhos sobre propulsores cicloidais de uma forma mais consistente, em função do financiamento obtido. A UBI será assim a instituição de referência Europeia no desenvolvimento deste tipo de dispositivos.    

in http://www.urbi.ubi.pt/pag/10724

Sem comentários:

Enviar um comentário