quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Comunidades vão fundir-se

As autarquias que integram a comunidade intermunicipal da Serra da Estrela vão passar a integrar a Comunidade Urbana das Beiras. O anúncio feito pelo presidente da comissão executiva da Comurbeiras, Carlos Pinto.     

    

O processo de agregação das estruturas urbanas e intermunicipais resulta das propostas do governo para a reorganização administrativa do território e onde está definido que não podem existir comunidades com um número inferior a cinco municípios e com menos de 90 mil habitantes. Na região existem duas nessas circunstâncias; a da Serra da Estrela e a da Beira Interior Sul.
Reunidos na última semana em Gouveia, os autarcas concordaram com esta proposta de fusão. Carlos Pinto sublinha que “apenas a câmara de Oliveira do Hospital ainda não tomou uma posição mas vai fazê-lo nas próximas semanas; certo é que autarquias como Seia e Gouveia vão juntar-se à Comurbeiras”.
Mas se a Norte tudo parece estar definido, o mesmo não passa em relação ao Sul. O presidente da Comurbeiras afirma que "os municípios da zona do Pinhal preferem agregar-se a Abrantes e o único município interessado em ligar-se a Norte é a Câmara de Penamacor”. Em breve vai decorrer uma reunião em Torres Novas, em que vai marcar presença o secretário de Estado da administração local, para analisar a situação “e saber qual é o posicionamento de Castelo Branco que ainda nada disse sobre o assunto”.         

Ler mais:   http://www.urbi.ubi.pt/pag/10823        

Sem comentários:

Enviar um comentário