sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Guardenses recorrem à agricultura pela saúde da economia familiar

Nem o frio afasta Fernando Santana das lides diárias da hortaCultivar a terra já não é uma simples questão de vocação ou gosto, mas também uma necessidade. Porém, os projetos de hortas urbanas e sociais desenvolvidos pela Quinta da Maúnça e pelo Centro Paroquial da Sé, na Guarda, continuam sem adesão por parte dos mais necessitados.

Ludovina Margarido, coordenadora da Quinta da Maúnça, é a primeira a destacar esse facto: «Curiosamente, os mais carenciados, que consideramos prioritários, não aderem ao projeto. Mostram-se interessados e depois não aparecem», refere. O projeto da Quinta, criado em 2009, consiste em hortas de produção biológica, a serem cultivadas por quem queira aliviar a carteira ou simplesmente as “ideias”. Sem renda mensal, há apenas regras a cumprir, entre as quais a não utilização de químicos e pesticidas. Também Fátima Costa, diretora técnica do Centro Paroquial da Sé, estranha a ausência de carenciados nas hortas disponibilizadas: «Desenvolveu-se a ação para auxiliar quem nos vinha pedir ajuda, para tratarem e usufruírem dos produtos. Mas foram lá uma vez e nunca mais voltaram», recorda.
Contudo, são cada vez mais os «que nos vêm bater à porta a pedir apoio na alimentação. Já a procura das hortas sociais não sofreu alterações», salienta Fátima Costa. Iniciado há três anos, o projeto também não tem custos, apenas regras comportamentais. A falta de interesse nesta alternativa de cariz social fez com que a organização repensasse o conceito. Atualmente, as hortas do Centro Paroquial dependem de voluntários: «As pessoas contribuem com parte dos seus produtos para o Centro, que dá ou vende para ajuda social. Há voluntariado em todos os processos», informa a diretora técnica. Esta foi a solução encontrada para manter “viva” a motivação solidária, quase apagada pela ausência do público-alvo original.
Por sua vez, Ludovina Margarido realça o aumento de adeptos da produção agrícola, pelo que, «ultimamente, é atribuída uma horta por semana» e os emails em busca de informação são cada vez mais. A ajuda da coordenadora da Quinta da Maúnça é solicitada por aqueles que querem investir na agricultura, mas não sabem o que fazer ou a quem se dirigir: «Procuram sobretudo aconselhamento técnico. Muitos estão no desemprego e querem saber onde se podem candidatar a projetos ou precisam de informações mais específicas», adianta a responsável.

Ler mais: http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=684&id=37940&idSeccao=8963&Action=noticia

Sem comentários:

Enviar um comentário