quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Montarias da Serra da Estrela 2014


    
 
O Município de Gouveia vai organizar em parceria com as associações de Caça e Pesca Arco do Mondego de Arcozelo da Serra e a Associação Beira Sul Mondego de Vila Nova de Tazem, a XII Montaria da Serra da Estrela.

A iniciativa vai decorrer no sábado, 08 de fevereiro e a mancha de caça será localizada em Folgosinho com e comporta 125 portas.

As Montarias da Serra da Estrela são um cartaz de referência de Gouveia, onde as atividades de lazer associadas à caça marcam a diferença. Este é um evento que atrai monteiros de norte a sul do país e que para além da caça envolve um vasto programa de atividades sociais.
 

Autarcas, universidades e politécnicos do interior pedem reunião urgente ao Governo


 
Os dirigentes vão pedir uma reunião urgente aos ministros da Educação e do Desenvolvimento Regional sobre o futuro das instituições de ensino superior.

Autarcas e dirigentes de universidades e politécnicos do interior do país anunciaram hoje que vão pedir uma reunião urgente aos ministros da Educação e do Desenvolvimento Regional sobre o futuro das instituições de ensino superior."Vamos pedir, ao senhor ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional e ao senhor ministro da Educação, uma reunião com caráter de urgência para lhes apresentarmos alguns pontos que, no nosso entender, minimizam, de facto, essas diferenças brutais que hoje existem" entre o litoral e o interior, declarou o presidente da Câmara da Guarda no final de uma reunião realizada naquela cidade. Álvaro Amaro falava aos jornalistas no final de um encontro sobre "O ensino superior no interior do país", no qual participaram representantes de 16 Câmaras, sete Institutos Politécnicos e de três Universidades. O autarca referiu que a reunião serviu para delinear "uma política essencial para combater as assimetrias" entre os estabelecimentos de ensino superior das regiões do litoral e do interior. "Nós não queremos travar nenhuma batalha do interior contra o litoral. O que nós achamos é que podemos dar um contributo e as políticas públicas, neste caso no sistema educativo, ainda mais ativas, podem dar um contributo muito grande para um país mais equilibrado", sustentou. Referiu que os autarcas e os dirigentes que reuniram na Guarda trabalham por "um país mais equilibrado" o que só se consegue "com este eixo das políticas públicas que é o sistema educativo em geral e a política de ensino superior em particular". O reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Fontaínhas Fernandes, deixou claro que as instituições de ensino superior do denominado "arco do interior", conjuntamente com o poder político, querem "fazer parte de uma solução para resolver o problema a que o país assiste", que são os "graves desequilíbrios" entre o litoral e o interior. "O Governo tem vindo a estudar a situação e penso que sairá mais confortado se acolher as nossas opiniões e as medidas que estamos a elaborar", disse. Segundo Fontaínhas Fernandes, os participantes na reunião estão a elaborar "medidas que apontam no sentido de reforçar as instituições que existem, uma vez que elas continuam a representar âncoras de esperança para o país enquanto âncoras de fixação de população e de empresas". "Não se trata apenas de questões específicas de financiamento. Estamos a falar da defesa do território, em fixar pessoas, de fixar empresas, de contribuir para o desenvolvimento económico do país", acrescentou. Os participantes no encontro vão elaborar um documento que será posteriormente entregue ao ministro da tutela. O encontro de autarcas e de dirigentes de instituições de ensino superior foi realizado no seguimento do Congresso da Interioridade que decorreu em novembro, em Bragança.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Primeira Fatura da Sorte fiscal vai ser sorteada em abril

O concurso que vai premiar os portugueses que pedem faturas com número de contribuinte começa já em abril e terá uma dotação máxima de 10 milhões de euros, que serão usados para a aquisição dos prémios.
O regulamento do concurso ainda não está totalmente fechado, mas o governo deverá discutir o diploma já na próxima quinta-feira de forma a dar por terminado o processo que irá oferecer um carro por semana durante todo o ano.
De acordo com uma versão preliminar a que o Jornal de Negócios teve acesso, está previsto um total de 60 sorteios por ano. Ou seja, um por semana e alguns de caráter extraordinário que poderão render ao vencedor prémios de maior dimensão - o Correio da Manhã chegou mesmo a falar em carros de topo de gama a atribuir em versões excecionais do concurso em épocas como o Natal.
No documento que irá a discussão é proposto o nome de “Fatura da Sorte” para o concurso da Autoridade Tributária e, segundo as contas daquele jornal, poderá render prémios de até 91 mil euros por sorteio. Isto acontece porque a Autoridade Tributária terá de acomodar nos 10 milhões de euros disponíveis o pagamento do Imposto de Selo de cada prémio, uma taxa de 45%, num total de 60 prémios a atribuir.

Ler mais: http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO321773.html

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

UHF e Gisela João na programação do Teatro Municipal da Guarda

 

 

Concertos dos UHF e da fadista Gisela João estão entre os destaques da programação do Teatro Municipal da Guarda (TMG) para os primeiros três meses deste ano, foi hoje anunciado.
Segundo Victor Afonso, que assumiu a programação cultural do TMG após a demissão do diretor artístico Américo Rodrigues, Gisela João apresenta-se no grande auditório, no dia 29 de março.
A agenda para os meses de janeiro, fevereiro e março, hoje apresentada em conferência de imprensa, integra vários espetáculos e atividades culturais, que vão da música às artes plásticas, passando pelo teatro e pelo cinema.
Victor Afonso assumiu que, após a saída do diretor artístico, "houve um período muito exíguo" para desenhar a programação para o primeiro trimestre, embora assuma que "grande parte" da mesma "é decorrente, ainda, da linha de programação do anterior diretor". "A programação que já estava definida pelo Américo [Rodrigues], grande parte, está representada neste primeiro trimestre", disse, sublinhando, no entanto, que "há outras propostas" definidas pela atual equipa.
Na música, está também programado um concerto dos UHF, para 28 de fevereiro, organizado pelo clube Guarda Unida, com o apoio do TMG e da Câmara Municipal da Guarda. Estão ainda programados espetáculos com M-PEX (25 janeiro), César Prata (8 fevereiro), Teresa Aurosa e José Tavares (15 fevereiro) e Escabeau Meets B. Riddim (7 março), entre outros.
No teatro, o TMG promove, entre outros, os espetáculos "Eles tapam o rosto com máscaras de lata ou de madeira" (Este - Estação Teatral, dia 01 de fevereiro) e "Siameses" (Gambozinos e Peobardos Grupo de Teatro da Vela - 13 e 14 de março).
Nas artes plásticas, destaque para a exposição "O Padrão dos Descobrimentos", de Mário Vitória, que decorrerá de 01 de fevereiro a 30 de março na galeria de arte.
O TMG também promove um projeto com alunos da escola do 1.º ciclo do ensino básico do Bonfim e do jardim-de-infância de Alfarazes, que será orientado por Marina Palácio. Os trabalhos resultantes das oficinas, promovidas no âmbito de uma candidatura a parcerias de regeneração urbana - projeto de dinamização cultural dos bairros do Bonfim e Nossa Senhora dos Remédios, serão apresentados entre 25 e 29 de março no TMG.
O vereador do pelouro da cultura da Câmara Municipal da Guarda, Victor Amaral, presente na conferência de imprensa, reconheceu que a programação do TMG para os primeiros três meses do ano é de "qualidade". "Na programação para estes três meses continua a haver uma aposta da qualidade", garantiu o autarca, reconhecendo que foi elaborada "com uma preocupação natural de uma maior racionalização de recursos".
@Lusa

Aulas suspensas na Guarda devido à neve

 

As aulas em todas os estabelecimentos de ensino da Guarda foram suspensas devido à queda de neve, informa a Protecção Civil Municipal.




A circulação faz-se com muitas dificuldades nos acessos à cidade, recomendando-se o uso da Viceg. As aulas em todas os estabelecimentos de ensino da Guarda foram suspensas devido à queda de neve, informa a Protecção Civil Municipal.
 

Estradas cortadas devido ao nevão


A Proteção Civil Municipal informa todos os munícipes que, devido ao nevão que se continua a fazer sentir no Concelho da Guarda,




"Mais se informa que o IP 5 está cortado a partir do nó do Sobral da Serra, a EN 16 também está cortada a partir da localidade de Chãos, EN 18 está cortada a partir do nó da Benespera. Neste momento a circulação rodoviária está a ser efetuada pelas auto estradas.
As estradas serão reabertas assim que estejam repostas as condições necessárias para a segurança rodoviária. Os trabalhos de limpeza continuam a decorrer.
A Protecção Civil solicita aos cidadãos que tenham atenção às ruas com maior declive, que adotem uma condução defensiva e que se mantenham atentos às informações veiculadas via rádio e internet.
A Proteção Civil Municipal e as equipas de exterior da Autarquia, os Bombeiros Voluntários da Guarda e a Estradas de Portugal continuam a trabalhar por forma a minimizar os efeitos do mau tempo e a ajudar as pessoas que mais necessitam.
 

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Ensino Superior no Interior do País debatido na Guarda



“O Ensino Superior no Interior do País” é o tema de um encontro de autarcas e dirigentes de instituições de ensino superior que irá decorrer na Guarda, na próxima quarta-feira, dia 5 de fevereiro.




O evento é coordenado pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e Câmara Municipal da Guarda (CMG), e segue-se ao Congresso da Interioridade realizado em novembro em Bragança. "Promover a reflexão e debate entre responsáveis das universidades, institutos politécnicos e autarcas, sobre o presente e futuro do ensino superior nas regiões do interior", é o objetivo principal desta iniciativa, que terá lugar na próxima quarta-feira, dia 5, a partir das 10 horas, no Auditório da Câmara Municipal da Guarda. De acordo com o presidente do Instituto Politécnico da Guarda “é importante que sejam auscultadas as opiniões e preocupações dos dirigentes das instituições de ensino superior e autarcas do interior do país, tendo em conta que o Ministério da Educação e Ciência procura definir medidas que permitam, já a partir do corrente ano, implementar alterações profundas na organização do ensino superior”. Constantino Rei considera que isto poderá “ter reflexos na rede institucional e na oferta educativa”. O presidente do IPG acrescenta ainda que “face à importância económica, social e cultural das universidades e politécnicos para o desenvolvimento regional, que se quer mais equilibrado e coeso, e atentas as tendências demográficas que afetarão sobretudo as instituições do interior, justifica-se que o poder autárquico seja ouvido e envolvido na busca das melhores soluções para o futuro destas instituições”. Neste encontro participarão os Institutos Politécnicos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Portalegre, Tomar e Viseu, bem como as Universidades da Beira Interior, Évora e Trás-os-Montes e Alto Douro. Relativamente às autarquias, prevê-se a presença dos Presidentes das Câmaras Municipais de Abrantes, Beja, Bragança, Castelo Branco, Covilhã, Elvas, Évora, Idanha-a-Nova, Lamego, Mirandela, Portalegre, Seia, Tomar, Vila Real e Viseu.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Há duas ruas portuguesas entre as mais bonitas do mundo


ARCO DA RUA AUGUSTA TERREIRO DO PACO ARCO DO TRIUNFO ARCO DO PACO A Rua Augusta, em Lisboa, e o Cais da Ribeira, no Porto, estão entre as ruas mais belas do mundo. A decisão escolha é da edição espanhola da revista de viagens "Condé Nast Traveler", que elegeu as "31 ruas a percorrer antes de morrer".
"De rua em avenida, de passeio em beco, esta é uma seleção dos pavimentos e calçadas mais bonitas que encontrámos em todo o mundo", escreve a publicação espanhola, que aconselha os viajantes a optar por "calçado cómodo", assumir o "modo urbano" e desfrutar do passeio.

Leia também: Pode Lisboa ser a cidade "mais cool" da Europa? A CNN diz que sim

A Rua Augusta é uma das que surge em destaque na "Condé Nast Traveler", que vê na capital portuguesa "o encanto do velho, do novo e da mistura entre ambos numa simbiose inigualável".
A publicação elogia ainda o Cais da Ribeira, no Porto, considerando aquela zona como "a área mais animada" da cidade, "onde as casas se apinham numa ordem caótica de azulejos e roupa estendida sobre bares, restaurantes e terraços em frente ao Douro".
Das 31 selecionadas pela "Condé Nast Traveler", fazem também ruas como as Ramblas de Barcelona, o grande canal de Veneza, ou a parisiense Norvins.

Veja aqui os 31 locais escolhidos pela Condé Nast Traveler.
in http://www.dinheirovivo.pt/Buzz/Artigo/CIECO321003.html

Avaliação de desempenho é primeiro critério para despedir

Os critérios que as empresas devem seguir para dispensar um trabalhador em caso de extinção do seu posto de trabalho, foram hoje à mesa da concertação social. Aos parceiros sociais, o Executivo apresentou seis "critérios relevantes e não discriminatórios" e, para evitar um novo atropelo à Constituição, estabeleceu uma ordem específica que terá de ser seguida pelas empresas.
Assim, baseadas nesta proposta, em caso de extinção do posto de trabalho, as empresas terão de fazer uma seleção dos trabalhadores a dispensar com base nos seguintes pontos: pior avaliação de desempenho; menores habilitações académicas e profissionais; maior custo pela manutenção do vínculo laboral do trabalhador; menor experiência na função, menor antiguidade na empresa; situação económica e familiar menos débil.

Leia também: Quais são os 6 critérios para despedir. O que está em causa

A passagem de um para outro critério terá de cumprir a ordem estabelecida pelo Executivo, sendo que só se passa para o critério seguinte quando seja necessário 'desempatar' trabalhadores que até ali estejam em iguais condições.
A ordenação destes critérios é a fórmula encontrada pelo Executivo para evitar critérios pouco objetivos e que penalizem discriminadamente uns trabalhadores em detrimento de outros. "Era importante objetivar esses critérios e também estabelecer uma prioridade", afirmou Pedro Mota Soares à saída da reunião desta manhã com os parceiros sociais que demorou menos de duas horas.

Leia também: Critérios para despedir dividem juristas. UGT e CGTP são contra

in http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO320993.html

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Tem uma ideia mas falta-lhe financiamento? Já não


EmpreedorismoJá estão abertas as candidaturas para a sexta edição do programa Call for Entrepreneurship (veja aqui), uma iniciativa da Portugal Ventures que permite que projetos inovadores sejam selecionados para receber financiamento através de capital de risco.
As candidaturas para a nova edição abriram hoje e prolongam-se até ao dia 27 de fevereiro. Elegíveis para este concurso estão os setores de Tecnologias da comunicação e informação; web e eletrónica, Vida, ciências e recursos endógenos e ainda nanotecnologia e materiais. Pela primeira vez, a Portugal Ventures permite ainda a candidatura de projetos ligados ao setor do Turismo.
Os projetos poderão gozar do apoio da Portugal Ventures - a marca portuguesa de capital de risco - para a primeira fase de implementação do negócio através de acesso a capital de risco. Os vencedores recebem um investimento até 750 mil euros, até um máximo de 85% do total de financiamento necessário. Os promotores dos projeto terão de financiar pelo menos 15% das necessidades de financiamento do projeto.
Os vencedores serão projetos que mostrem potencial para crescer e capacidade para se tornarem start-ups de excelência a uma escala global. Para além do dinheiro vão ainda receber aconselhamento de especialistas (tanto nacionais como internacionais) com elevada experiência no desenvolvimento de negócios e uma boa rede de contactos. Confira as regras.
A Portugal Ventures tem até 20 milhões de euros para investir todos os anos. Os fundos são co-financiados pela União Europeia através dos programas FINOVA, COMPETE e POR LISBOA.

in http://www.dinheirovivo.pt/Emprego/Artigo/CIECO319789.html

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Candidaturas abertas para o Apoio à Frequência do Ensino Superior


    
Encontram-se abertas as candidaturas para o Programa de Apoio à Frequência do Ensino Superior até ao dia 14 de fevereiro.

As candidaturas devem ser efetuadas no Gabinete de Apoio ao Munícipe (GAM), no Município de Gouveia. Os regulamentos e formulários encontram-se disponíveis em

Programa de apoios económicos para a frequência do Ensino Superior

 

in http://www.cm-gouveia.pt/noticias/Paginas/candidaturas-abertas-para-apoio-frequncia-ensino-superior.aspx

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Feira de Emprego Expo job para os dias 12 e 13 de Março de 2014

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O Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais do Instituto Politécnico da Guarda está a organizar uma Feira de Emprego Expo job para os dias 12 e 13 de Março de 2014. O objetivo deste evento é promover um encontro entre as empresas e os alunos finalistas e recém-diplomados.

Neste evento poderás aumentar a tua rede de contactos pessoais e profissionais (Networking) e perceber como são conduzidos os processos de seleção e recrutamento e perspectivar as várias formas de entrar no mercado de trabalho.

Poderás ainda inscrever-te em vários Workshops que têm como principal objectivo a aquisição de competências transversais, essenciais para a inserção na vida ativa.
 

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

6ª Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural


    
6ª Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural
01 e 02 de Fevereiro/2014 - Pavilhão Multiusos de Vilar Formoso

O Pavilhão Multiusos de Vilar Formoso volta a ser palco da 6ª Edição da Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural, nos dias 01 e 02 de Fevereiro/2014, uma organização da Câmara municipal de Almeida.
Entre as actividades programadas destacam-se as montarias ao javali, largada de perdizes e de pombos, demonstração de aves de rapina, tiro com arco e besta e como novidade uma demonstração de cães de “madriguera”.
Haverá, também, mostras de fauna viva e espécies cinegéticas, animação em trampolim, pinta faces, moldagem de balões para os mais pequenos, degustação de produtos regionais (compotas, enchido, licores, queijos…), exposição de artigos de caça e pesca, taxidermias, entre outros.
Na animação há a destacar os espetáculos musicais com os grupos “Tintus Brass” e “Santacruz”, que animarão o certame ao longo dos dois dias.
A Câmara Municipal de Almeida conta com a colaboração da Associação Recreativa de Nave de Haver, Clube de Caça e Pesca de Vilar Formoso e Clube de Caça e Pesca da Freineda, tendo os apoios dos Programas PROVER, Mais Centro, QREN, União Europeia e Territórios do Côa.
Programa consulte aqui.

in http://www.cm-almeida.pt/municipio/agendadomunicipio/Paginas/ferira_caca_pesca.aspx

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Sanatório Sousa Martins classificado como conjunto de interesse público


O antigo Sanatório Sousa Martins foi classificado como conjunto de interesse público. A classificação foi hoje publicada através portaria em Diário da República, assinada pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier. O conjunto classificado está localizado no Parque da Saúde, área que já se encontra protegida.
O texto que sustenta a classificação refere que o antigo Sanatório Sousa Martins, projectado no início do século XX por Raul Lino «foi a primeira instituição criada de raiz para a assistência a doentes com tuberculose, tendo -se constituído como um complexo hospitalar de referência nas áreas social, científica e arquitetónica», realçando que «o clima favoreceria a cura de doenças respiratórias graves». O sanatório, ampliado entre 1950 e 1955, insere -se «num extenso parque concebido de acordo com o gosto romântico e revivalista da época, onde se distribuem espaços exuberantemente ajardinados, lagos, fontes, grutas e recantos pitorescos.
Entre os edifícios principais, exemplos dgrande qualidade de arquitetura do ferro, destacam -se, pela sua autenticidade, o pavilhão D. Amélia e, particularmente, o pavilhão D. António de Lencastre, verdadeiro ex -libris do conjunto».
A classificação destaca ainda que «os quartos possuem amplas varandas ou “galerias de cura”, com boa exposição solar, e ainda instalações sociais, cozinha, sala de jantar e consultório, contando ainda o pavilhão de primeira classe com jardim de inverno, biblioteca, barbeiro e dentista». A estes pavilhões juntam -se os edifícios da administração, farmácia, laboratório, posto de radiologia, capela neo -gótica, chalets, pombal e lavandaria. O texto justifica que a classificação do Antigo Sanatório «reflecte os critérios relativos ao caráter matricial do bem, ao génio do respetivo criador, ao seu interesse como testemunho notável de vivências ou factos históricos, ao seu valor estético, técnico e material intrínseco, à sua conceção arquitetónica, urbanística e paisagística, à sua extensão e ao que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva, e às circunstâncias suscetíveis de acarretarem diminuição ou perda da perenidade ou da integridade do bem».


in http://www.terrasdabeira.com/breakingnews/news.asp?Id=2841

Baile das Janeiras - Adão 25 de janeiro


segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Pinturas do século XVI descobertas na Igreja Matriz de Valbom


Igreja Matriz de Valbom    
Dois painéis de pintura portuguesa a óleo sobre madeira de carvalho, datáveis da segunda metade do século XVI, foram recentemente encontradas na Igreja Matriz de Valbom, concelho de Pinhel.


A descoberta foi feita por Joana Pereira, da Comissão Diocesana de Arte Sacra, no âmbito do Projeto de Inventário do Património Religioso, Imóvel e Móvel, existente na Diocese da Guarda, em curso desde 2007.
A alta importância da descoberta destas pinturas, que pertenceram a um desmantelado conjunto retabular da antiga igreja, abriu a possibilidade de se levar a efeito a remoção, salvaguarda, conservação e, adequada “musealização”, no local, das pinturas de Nossa Senhora da Assunção e de São Pedro. São duas obras de arte sacra, de uma oficina regional, desconhecidas tanto na vertente histórico-artística, como na cultural.
As pinturas que, até ao dia 19 de setembro de 2013, permaneceram enigmaticamente silenciosas no tardoz do retábulo do altar-mor da igreja matriz de Valbom, foram recentemente conservadas pelos técnicos de conservação e restauro do Instituto de Conservação e Restauro e Salvaguarda do Património, sediado no Tortosendo.
O processo de conservação, que ocorreu entre setembro e dezembro de 2013, previu a desinfestação, limpeza, consolidação e proteção das pinturas que atualmente adornam a nave do templo religioso, cumprindo a missão religiosa para as quais foram originalmente realizadas.


Ler mais: http://www.cm-pinhel.pt/noticiaspublicacoes/noticias/Paginas/pinturas-igreja-matriz-valbom.aspx

Consultas externas já estão a funcionar no novo pavilhão do hospital da Guarda

 
As consultas externas do Hospital Sousa Martins, na Guarda, começaram hoje a funcionar a 90% no novo pavilhão.



Segundo João Correia, diretor da consulta externa da ULS/Guarda, as consultas externas que hoje foram transferidas para o novo edifício "correspondem a 90% das consultas" que seriam para passar para o novo bloco. "Não está ainda aqui a Oftalmologia, a área de exames de Cardiologia e de consulta de Cardiologia, e a Obstetrícia. Quer a Oftalmologia, quer Obstetrícia, serão as próximas a passar para esta unidade", disse o responsável à agência Lusa. A primeira semana de funcionamento é de "testes", de "correções" e de "avaliação" dos serviços, disse João Correia. "É uma semana de adaptação, quer dos profissionais, quer dos clientes que vêm a esta unidade", assegurou. O responsável adiantou que no novo bloco hospitalar as consultas externas "serão mais funcionais", uma vez que os utentes serão dispersos por vários locais, "evitando a grande concentração, que era o que acontecia na consulta anterior". "Por outro lado, temos mais gabinetes disponíveis, o que quer dizer que podemos atender mais gente e temos mais disponibilidade para os médicos abrirem mais consultas se assim for caso", observou. João Correia disse ainda que os serviços estavam a ter "constrangimentos de marcação de consultas por falta de espaço", situação que será ultrapassada com a nova realidade. Para facilitar a orientação dos utentes, foram colocadas fitas com cores que correspondem às áreas funcionais e às respetivas consultas. Alguns utentes abordados hoje pela Lusa no local admitiram que no primeiro dia encontraram "alguma confusão", mas elogiaram a mudança dos serviços para o novo edifício hospitalar que estava construído e aguardava a entrada em funcionamento.
 

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Ergonomia no posto de trabalho (STAAE ZC / CEFOSAP)

Ergonomia no posto de trabalho (STAAE ZC / CEFOSAP)

 

Curso Co-Financiado

Código UFCD

3775

População Alvo

Nível: 3 .Escolaridade mínima 9ºano, até 12º ano

Duração: 50 horas
Início: 2014-02-03
Fim: 2014-02-28

Desejo Inscrever-me

 
 
 
 
 
 
 
 

Local de Realização

Guarda

 

Modalidade de Formação

Formação Contínua/De Actualização

Formas de Organização

Formação Presencial ("em sala")

Metodologias de Formação

Será utilizada uma metodologia expositiva com teorização, contrabalançada por metodologias activas, que apelam à prática, ao desempenho e vivência de situações através da utilização de técnicas activas, nomeadamente: troca de experiências, role playing, exercícios práticos e autodiagnósticos visando uma visão mais clara das suas capacidades e competências, análise de estudos de caso e exploração de situações concretas das práticas profissionais dos participantes.
Todas as técnicas aplicadas visam a tomada de consciência por parte dos formandos da sua actuação em situação real, identificando os seus pontos fortes e estabelecendo objectivos de progresso ao nível da sua eficiência e eficácia profissional.

Formação de públicos estratégicos para a obtenção da especialização em igualdade de género – eng. e técnicos agrícolas

FORMAÇÃO CO-FINANCIADA

Formação de públicos estratégicos para a obtenção da especialização em igualdade de género – eng. e técnicos agrícolas

INÍCIO: 24 de janeiro de 2014
FIM: 22 de fevereiro de 2014
DURAÇÃO: 58 Horas
HORÁRIO: Sextas-feiras das 19h30 às 23h30 e sábados das 9h às 13h e das 14h às 18h.
PÚBLICO-ALVO:
- Engenheiros/as agrícolas, florestais, ambientais e zootécnicos/as, desde que empregados;
- Técnicos/as agrícolas, com habilitações académicas superiores, desde que empregados/as;
- Médicos/as veterinários/as, desde que empregados/as.

Ver mais: http://www.gestoapreciativo.pt/p/formacao-de-publicos-estrategicos-para-a-obtencao-da-especializacao-em-igualdade-de-generoeng-e-te
 

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Arruada no dia 25 de Janeiro seguida de Baile das Janeiras com Virgílio Faleiro em Adão. Entrada Livre.



"The job of my life" está de volta. Próxima sessão de esclarecimento é no dia 20

The job of my lifeO programa do governo alemão “The job of my life”, destinado a jovens europeus com interesse em frequentar formação profissional ou trabalhar na Alemanha, já tem agendadas novas sessões de divulgação e recrutamento em Portugal.

“The job of my life”, uma parceria entre o serviço público de emprego alemão, o IEFP e a rede Eures, vem oferecer aos jovens cursos em empresas alemãs em diversas áreas: construção civil e obras públicas, mecânica, eletrónica e automóvel, cabeleireiro, jardinagem, cozinha, especialista de restaurante e especialista de hotel.

O programa de formação destina-se a jovens desempregados, entre os 18 e os 35 anos, que tenham o 12º ano de escolaridade. Os jovens que conseguirem um lugar neste programa terão direito a formação em alemão (primeiro em Portugal, depois na Alemanha), ao reembolso do pagamento das viagens, a um subsídio inicial de instalação na Alemanha e a um subsídio mensal de sobrevivência na Alemanha.

Leia também: Tecnológica portuguesa quer reforçar equipas e está a recrutar
À frequência do curso de alemão em Portugal (de 12 a 16 semanas), segue-se um período experimental na Alemanha, entre dois e três meses, e, finalmente, a frequência do curso de formação profissional, de três anos, com formação teórica e prática. No final da formação, existe a possibilidade de contrato de trabalho, não havendo, no entanto, garantia de colocação.

Quanto à vertente de emprego, os candidatos serão apoiados através de processos e atividades de recrutamento, feiras de emprego internacional e outros eventos dedicados à Alemanha, realizados pela rede Eures em Portugal. Veja aqui quais são as profissões mais procuradas na Alemanha.

in http://www.dinheirovivo.pt/Emprego/Artigo/CIECO312992.html

Ensino Superior pode chegar ao Fundão em 2015


 O seminário do Fundão pode vir a acolher uma escola privada de ensino superior nas área nas energias fósseis.




O assunto começou a ser discutido há cerca de dois anos entre um fundanense radicado em Houston, nos Estados Unidos da América e que é diretor duma empresa petrolífera em Angola e o atual arcipreste do Fundão. O envolvimento do presidente duma empresa petrolífera dos Camarões e do diretor geral da GALP em Angola permitiu agora a constituição do grupo “GRG” que está a dinamizar a criação desta escola, para funcionar no edifício do seminário, como refere Jorge Colaço “será criada uma escola de formação de engenheiros na área de petróleo e gás, os alunos serão selecionados fundamentalmente a partir de indicações de grandes empresas petrolíferas e de exploração de gás que operam sobretudo no espaço lusófono e a gestão deste projeto será feita numa parceria entre a diocese e o GRG”. Em comunicado, o arcipreste do Fundão garante que “a propriedade do seminário ficará sempre na posse da diocese e será garantido um espaço próprio para o seminário e atividades diocesanas; quando o seminário se prepara para comemorar o seu centenário, o que acontecerá em 2015, esta será uma ótima forma de relançar o seu serviço à igreja, à diocese da Guarda e ao desenvolvimento da cidade e região do Fundão”. Já o bispo da diocese da Guarda sublinha que o estabelecimento deste acordo permite recuperar a tradição formativa do edifício do seminário. Quando ao inicio das atividades desta escola superior, D. Manuel Felício espera que tudo esteja a postos em outubro de 2015 “o mais tardar será nesse data mas há possibilidade de ainda começar em outubro de 2014 mas para fazermos um projeto desenvolvido nós precisamos talvez dum ano letivo para o colocar de pé com todas as condições de sustentabilidade e de qualidade porque queremos começar bem e isso é a primeira garantia de ter futuro”.
 

Classificação de antigo Convento de Pinhel incentiva Câmara a valorizar património

 A autarquia admite que a classificação da igreja de Santo António, claustro e ruínas do antigo Convento dos Frades, como monumento de interesse público, é motivo para "continuar a apostar" na valorização do património.



"Apesar de se tratar de propriedade privada, para Pinhel, para os pinhelenses e para mim, enquanto autarca, esta classificação é, de facto, um motivo de orgulho mas, mais do que isso, uma motivação para continuar a apostar na valorização do nosso património como fator de desenvolvimento local e sustentável", disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia, Rui Ventura. Com a publicação da portaria, que "vem confirmar o interesse público" daquele património, o autarca de Pinhel também considera "que se abrem novas perspetivas com vista à recuperação e valorização do antigo convento". A classificação da igreja de Santo António, o claustro e as ruínas do antigo Convento dos Frades, em Pinhel, como monumento de interesse público, e a respetiva zona especial de proteção, foi publicada na sexta-feira em Diário da República. A portaria assinada pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, refere que a classificação teve por base critérios "relativos ao interesse do bem como testemunho religioso, ao seu valor estético, técnico e material intrínseco, à sua conceção arquitetónica, urbanística e paisagística e à sua extensão e ao que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva". O convento capucho de Santo António de Pinhel funcionou entre 1731 e 1834, data da sua extinção, à qual se seguiu a demolição de parte das dependências conventuais e a destruição das restantes, já no início do século XX, em consequência de um incêndio, segundo o documento. A igreja de Santo António, doada à Santa Casa da Misericórdia local, foi recuperada na década de 1980, acrescenta. O claustro, "com arcadas de volta perfeita sobre capitéis toscanos, possui hoje apenas o primeiro piso, em torno do qual se articulam as alas conventuais arruinadas, incluindo o que resta da antiga Casa do Capítulo, da cozinha, do refeitório e das celas monásticas do andar superior", é também referido. "Foi com grande satisfação que o Município de Pinhel recebeu a notícia da classificação do antigo Convento de Santo António, também conhecido por Convento dos Frades, como imóvel de interesse público", disse hoje à Lusa o presidente da autarquia. Segundo Rui Ventura, Santo António "é o padroeiro de Pinhel e, como tal, existe uma forte tradição em torno deste santo e da igreja de Santo António".
 

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Portugal no Top 10 dos mais valiosos

Golfe é um dos produtos fortes na região do Algarve
Portugal está no top 10 dos melhores países em turismo, sendo o oitavo destino mais valioso do mundo. E é o quarto país que mais valor ganhou neste sector, em 2013, depois do Sri Lanka, Cambodja e Tailândia.

Leia também: Algarve é o melhor destino de golfe da Europa
O relatório Nation Brands, da britânica Brand Finance, que mede a força dos países enquanto marcas (pesando o investimento, o turismo, os bens e serviços e o grau de especialização da mão de obra), destacou Portugal na lista de “top performers” de 2013 na área do turismo, à frente dos Emirados Árabes Unidos e da Austrália. O turismo de Portugal teve uma das subidas mais rápidas no sector, tendo-se valorizado 13 pontos nos mercados internacionais, para um total de 71 no ranking BSI (Brand Strength Index) do turismo. Os primeiros lugares foram para a Tailândia (79), Malásia (76), Áustria (75), Nova Zelândia (75), Suíça (73), Singapura (72) e Estónia (71).
Leia também: Lisboa é melhor city break on a budget
Este tem sido um ano particularmente bom para o turismo nacional, também devido à instabilidade causada pela Primavera Árabe. Os dados do INE, até agosto, já contabilizavam um aumento acumulado nos hóspedes (mais 3,8%), nas dormidas (mais 4,9%) e nos proveitos totais (mais 4,9%), sendo este sector um dos que mais contribuiu para o crescimento do país e a saída da recessão.
Leia aqui: Consumo privado e turismo tiram economia da recessão
O Algarve, por exemplo, deverá fechar 2013 com mais 800 mil dormidas do que em 2012, e em agosto os gastos dos turistas estrangeiros em Portugal ascenderam a 1,34 mil milhões de euros, um valor recorde de receitas naquele mês. Provas de que, segundo o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, há um sector em "Portugal que consegue competir com os seus concorrentes europeus e fidelizar os turistas". "Outro indicador importante é que finalmente começaram a subir os proveitos da hotelaria e o rendimento por quarto, ou seja, temos uma inversão da política de preços baixos que estava a ser praticada ainda que esteja consciente de que não estamos ainda, em termos de preços, ao nível que a hotelaria gostaria de estar e ao nível daquilo que existia antes de 2008", afirmou o governante no mês passado.

Ler mais: http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO303063.html?page=0

Plano de rescisões para técnicos superiores do Estado começa a 20 de Janeiro

O programa sobre rescisões por mútuo acordo para os técnicos superiores da administração pública vai entrar em vigor na próxima segunda-feira, 20 de Janeiro, uma semana após o que estava previsto, informou fonte sindical.
"A entrada em vigor da portaria sobre as rescisões amigáveis para os técnicos superiores, que deveria ter começado vigorar no dia 13 de Janeiro, passou para dia 20 de Janeiro", disse o secretário-geral da Federação dos Sindicatos da Administração Pública (FESAP), Nobre dos Santos, aos jornalistas no final de uma reunião com o novo secretário de Estado da tutela.

Nobre dos Santos acrescentou que o governante prometeu enviar aos sindicatos dentro de 24 a 48 horas a última versão da portaria.

O sindicalista aconselhou os técnicos superiores que queiram aproveitar o programa de rescisões a pensarem bem face à actual situação do emprego e a consultarem os seus sindicatos antes de tomarem qualquer decisão.

A FESAP aproveitou ainda o encontro com o secretário de Estado da Administração Pública, José Leite Martins, para manifestar as suas preocupações relativamente à situação geral do sector e à redução das condições de trabalho dos funcionários públicos.

O novo programa de rescisões por mútuo acordo dirigido aos técnicos superiores e outras carreiras onde estão os funcionários mais qualificados do Estado deveria ter tido início esta segunda-feira, 13 de Janeiro.

Ler mais: http://www.jornaldenegocios.pt/economia/funcao_publica/detalhe/plano_de_rescisoes_para_tecnicos_superiores_do_estado_comeca_a_20_de_janeiro.html

Acesso ao maciço central da Serra da Estrela reaberto

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A estrada de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estiveram encerradas devido à queda de neve, disse à Lusa fonte do Centro de Limpeza de Neve dos Piornos.

 
Segundo a Agência Lusa, todas os acessos estão agora transitáveis, depois de terem estado cortados ao trânsito desde sábado.

Exportações de vinhos na Beira Interior cresceram 21 por cento em 2013

As exportações de vinhos da Beira Interior cresceram 21 por cento em 2013, comparativamente ao ano anterior.
Segundo a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), em 2013 foram exportadas mais de 620 mil garrafas de vinho. «Os mercados que mais se destacaram, fora da União Europeia, foram Angola, Brasil, China e Estados Unidos da América (EUA). Na Europa, os mercados da Polónia, França, Suíça e Luxemburgo foram os mais importantes», adianta a CVRBI em comunicado.
Numa altura em que a conjuntura económica «não é a mais favorável» para o negócio dos vinhos, a Comissão Vitivinícola realça que este aumento das exportações resulta da estratégia de «internacionalização e da presença em alguns dos eventos vínicos mais importantes a nível nacional».
Sediada na Guarda, a CVRBI anuncia que este ano «continuará a dar ênfase aos mercados externos», com uma ação prevista para os EUA, no final de fevereiro, e para a presença na London International Wine Fair (Londres), em junho.


in http://www.ointerior.pt/breakingnews/news.asp?Id=5646

Triatlo Técnico Jovem Distrital no Estádio Municipal


A Associação de Atletismo da Guarda organiza o 16.º Triatlo Técnico Jovem Distrital, no dia 19 de Janeiro de 2014, no Estádio Municipal da Guarda, a partir das 9.30 horas.
O Triatlo é um Torneio de Provas Combinadas cuja participação é aberta e destina-se a todos os atletas dos escalões: Infantis, Iniciados e Juvenis - de ambos os Géneros, que pretendam participar, em representação Individual e Colectiva. No entanto, poderão participar Extra Competição atletas de outras Associações Distritais de Atletismo, desde que devidamente autorizados.
As provas de cada escalão/género do Triatlo Técnico, são as seguintes, sendo obrigatória a realização de todas: Infantil Feminino: Triatlo Técnico - Peso/2Kg; 60m Barreiras/0,762m; Comprimento; Infantil Masculino: Triatlo Técnico - 60m Barreiras/0,762m; Peso/3Kg; Comprimento Iniciado Feminino: Triatlo Técnico - Comprimento; 60m Barreiras/0,762m; Peso/3Kg; Iniciado Masculino: Triatlo Técnico - 60m Barreiras/0,838m; Comprimento; Peso/4Kg; Juvenil Feminino: Triatlo Técnico - Altura; 60m Barreiras/0,762m; Peso/3Kg; Juvenil Masculino: Triatlo Técnico - 60m Barreiras/0,914m; Peso/5Kg; Altura. Existirão, ainda, os Triatlos Opcionais para Iniciados de acordo com uma escolha a efectuar de entre as seguintes Provas propostas:
Iniciado Feminino: Triatlo Opcional - (60m ou 60m Barreiras/0,762m); (Altura ou Comprimento); Peso/3Kg; Iniciado Masculino: Triatlo Opcional - (60m ou 60m Barreiras/0,838m); (Altura ou Comprimento); Peso/4Kg.
Os atletas Iniciados deverão indicar no acto de inscrição na respectiva Competição qual o Triatlo pelo qual optam (Triatlo Técnico ou Opcional) e caso a opção, seja pela realização do Triatlo Opcional deverão indicar as 3 Provas (das 5 propostas, sabendo que têm de realizar uma corrida, um salto e o Lançamento do Peso) que se propõem realizar, sendo a escolha destas provas considerada definitiva.

in http://www.jornalaguarda.com/index.asp?idEdicao=534&id=30668&idSeccao=7717&Action=noticia

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Seia volta a organizar a Feira do Queijo a solo


Seia volta a organizar a Feira do Queijo a solo Seia retoma, este ano, a realização da Feira do Queijo, promovendo, nos dias 1 e 2 de março, fim-de-semana que antecede o Carnaval, um evento dedicado à promoção do Queijo Serra da Estrela e dos produtos endógenos do concelho.
O presidente da autarquia, Carlos Filipe Camelo, explica que o certame, com forte tradição neste concelho, foi organizado nos últimos três anos no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela, em regime de rotatividade nos três municípios que a integravam, entretanto, face à realidade atual e “à semelhança de Gouveia e Fornos de Algodres, a iniciativa em Seia acontecerá de uma forma individualizada”.
O enfoque da Feira do Queijo de Seia recai “nos atores ligados à produção deste produto endógeno de qualidade”, congregando todo este setor numa grande mostra, para a qual são convidados todos os produtores (pastores, queijarias tradicionais, queijo DOP e fábricas) a comparecer na festa dedicada à ampla promoção do Queijo.
A par desta mostra, como adiantou o Presidente, “não deixaremos de chamar responsáveis por outros produtos endógenos, concretamente o pão, o vinho do Dão, os enchidos e o mel”, bem como o artesanato, lã Serra da Estrela, ovinos, o cão Serra da Estrela e as coletividades ligadas ao folclore e à música.

Ler mais: http://www.centrotv.pt/index.php/centro/item/3168-seia-volta-a-organizar-a-feira-do-queijo-a-solo

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Adjudicada primeira fase da reabilitação da Sé da Guarda



Sé da GuardaOs trabalhos de manutenção, de reabilitação dos sinos e de colocação de sistema de aquecimento de bancos na Sé da Guarda vão custar quase 238 mil euros. A empreitada foi adjudicada pela Direção Regional de Cultura do Centro em dezembro e o contrato de consignação à construtora nortenha Lusocol, vencedora do concurso público com o preço base de cerca de 290 mil euros, foi assinado no final do mês passado.
Trata-se da primeira fase de uma intervenção mais vasta e tem como objetivo a melhoria das condições da catedral e do bem-estar dos fiéis e visitantes. O objetivo desta obra consiste na reabilitação geral do monumento nacional ao nível de coberturas, drenagens e reparações – restauro do cadeiral, guarda-ventos e limpeza superficial do retábulo –, instalação do sistema de conforto com aquecimento ambiente localizado nos bancos, conservação e restauro dos sinos (com eletrificação) e instalação de apoios no acesso da escadaria virada para a Praça Velha. A Lusocol tem 300 dias para realizar os trabalhos previstos.
A Sé da Guarda é um dos seis imóveis da região Centro abrangidos pelo projeto de reabilitação que integra a Rota das Catedrais, programa cujo acordo de cooperação foi assinado em 2009 pelo Ministério da Cultura e pela Conferência Episcopal Portuguesa. Construída entre os séculos XIV e XV, a catedral reflete a evolução das correntes arquitetónicas que marcaram esse período, incorporando os estilos românico, manuelino e renascentista.

in http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=740&id=42318&idSeccao=10134&Action=noticia

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Santa Marinha candidata à Rede de Aldeias Históricas

Pelourinho de Santa MarinhaO património arquitetónico e cultural, e as recentes descobertas de vestígios da presença judaica nesta vila serrana, constituem os principais argumentos da proposta recentemente apresentada, pela Câmara Municipal de Seia, para a integração de Santa Marinha à Rede de Aldeias Históricas de Portugal.
Com origem remota, Santa Marinha revela a sua história no rico Património Artístico e Arquitetónico de várias épocas, em que se congregam de forma perfeita as funcionalidades urbana e rural, mas também oficinal, patente na arquitetura da malha urbana e de seus monumentos.
A localidade é rica em exemplares de casas datadas dos séculos XV a XVIII, além de solares, pelourinhos, monumentos religiosos, fontanários, cruzeiros e alminhas, que se distribuem desde a principal rua, onde outrora se situaram os principais locais de artes e ofícios, mas também na periferia, onde a atividade oficinal considerada mais poluente ou pesada se situava, como sejam os pisões, moinhos, ferragens, tecelagens e lavagens, entre outras.
A sua localização geográfica, a orografia, o clima e os solos propícios à atividade agrícola e pecuária, as raízes históricas, sobretudo a criação do Concelho com respetivos Forais (Antigos e Novo), favoreceram a que se estabelecessem núcleos e comunidades de cidadãos, específicas nas suas características sociais, culturais e económicas, diferenciadas, mas complementares na vida desses núcleos que variam entre, ainda hoje, a sede de Freguesia e as anexas, a maioria de origem muito recuada.
Cristãos e Judeus coabitaram aqui inicialmente de forma pacífica, havendo notícias e processos da ação da Inquisição.
 

Expo Todo Terreno


 
17 a 19 janeiro | Nave de Exposições do Mercado Municipal

Exposição de Veículos Todo o Terreno
 
 
 
PROGRAMA:
Dia 17 (sexta feira) - Casa Municipal da Cultura
21H30 - Atuação do grupo musical Hi-Fi Energy Music
Dia 18 (sábado) - Nave de Exposições do Mercado Municipal
14H00 - Abertura da exposiçãoooo
15H00 - Atuação de CARLOS FIAL (a solo)
Dia 19 (domingo) - Nave de Exposições do Mercado Municipal
08H00 - Passeio TT (Organizado pelos Amigos do Santo Amaro)
14H00 - Abertura da Exposição
17H00 - Desfile de Moda Motard (Goya Moto)
 
Data Início:
17-01-2014
Data de Fim:
19-01-2014
Local Evento:
Nave de Exposições do Mercado Municipal
 

Na Rota das Aldeias de Montanha

Na Rota das Aldeias de MontanhaEstá em fase de implementação a rede de percursos pedestres das Aldeias de Montanha, agora constituída por 14 rotas, com cerca de 100 km.
A rede dos Caminhos de Montanha abrange o território das Aldeias de Montanha e contempla um total de 14 percursos pedestres: Rota da Ribeira do Piódão (Vide); Rota da Ribeira de Loriga (Loriga, Vide e Cabeça); Rota dos Socalcos (Cabeça); Rota da Eira e Rota da Garganta de Loriga (Loriga); Rota da Missa (Teixeira); Rota das Canadas (Alvoco da Serra); Rota do Volfrâmio (Sazes da Beira); Rota das Minas do Círio (Valezim); Rota da Caniça (Lapa dos Dinheiros); Rota do Vale do Rossim; Rota da Fervença (Sabugueiro); Rota da Ribeira de Alvoco (Alvoco da Serra - Vide); e Rota da Pastorícia (Alvoco da Serra - Torre).
Este conjunto de rotas foi previamente estabelecido e amplamente discutido com as comunidades locais e foram identificadas 12 rotas, encontrando-se de momento em fase de sinalização. O trabalho está a ser desenvolvido pelo Município de Seia, através do CISE - Centro de Interpretação da Serra da Estrela. Até ao momento estão em condições de se realizar, em ambos os sentidos, cinco rotas:

Rota da Garganta de Loriga
Percurso linear
Início/Término: Salgadeiras/EN338, km 27
Início/Término: Carreira (Loriga)
Extensão: 8770 mt
Grau de dificuldade: Difícil
Recomendação: Realização do percurso no sentido descendente
Atenção: Nas zonas mais elevadas o tempo pode mudar rapidamente, leve agasalho impermeável e calçado apropriado.
Mapa para download

Rota das Minas do Círio (Valezim)
Percurso circular
Início/Término: Piscina de Valezim, junto à EN231
Extensão: 7105 mt
Grau de dificuldade: Médio
Recomendação: Realização do percurso no sentido do ponteiro do relógio
Mapa para download

Rota da Eira (Loriga)
Percurso circular
Início/Término: Carreira (Loriga)
Extensão: 2870 mt
Grau de dificuldade: Fácil
Recomendação: Realização do percurso no sentido do ponteiro do relógio
Mapa para download
Rota da Ribeira de Loriga (Loriga - Vide)
Percurso linear
Início/Término: Carreira (Loriga) / centro de Vide
Extensão: 18350 mt
Grau de dificuldade: Difícil
Recomendação: Realização do percurso no sentido descendente
Atenção: Nas levadas tenha especial cuidado nos troços de maior altitude e mais estreitos
Mapa para download

Rota dos Socalcos (Cabeça)
Percurso linear
Início/Término: junto à Igreja (Cabeça)
Extensão: 2830 mt
Grau de dificuldade: Fácil
Recomendação: Realização do percurso no sentido do ponteiro do relógio
Mapa para download

Ler mais: http://www.cm-seia.pt/index.php/noticias/item/532-caminhos-de-montanha-em-implementacao

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Centro de Biotecnologia de Plantas nasce no Fundão


O parque agroindustrial de Soalheira, Fundão, vai receber o Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior, no âmbito de um protocolo hoje celebrado entre o Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e a Universidade da Beira Interior (UBI).


O IPCB e a UBI assinaram hoje dois protocolos de cooperação que envolvem a Escola Superior Agrária de Castelo Branco e a Faculdade de Ciências da Saúde da UBI.

Os documentos assinados pelo presidente do IPCB, Carlos Maia, e pelo reitor da UBI, António Fidalgo, incluem as áreas da biologia da reprodução animal e da biotecnologia de plantas.

Carlos Maia referiu que no âmbito do protocolo da biotecnologia de plantas será criado um novo centro (Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior), "que engloba também a Câmara Municipal do Fundão".

"O centro vai ficar no parque agroindustrial de Soalheira (Fundão)", disse.
O presidente do IPCB explicou ainda que, neste momento, "estão a lançar-se concursos para adaptar alguns edifícios e para aquisição de equipamentos. Tudo isto foi submetido a uma candidatura e aguarda-se que seja aprovada".

Ler mais: http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=3619795&page=-1

Feira de Saldos realiza-se em Pinhel

 No próximo fim de semana, dias 10, 11 e 12 de janeiro, Pinhel vai acolher uma Feira de Saldos.Em destaque vão estar peças de vestuário, calçado e acessórios de moda, assim como uma grande variedade de artigos para o lar… tudo isto a preço de saldos.
Horário:
Sexta-feira: das 17.00h às 23.00h
Sábado: das 10.30h às 23.00h
Domingo: das 10.30h às 20.00h
Entrada:
1€
Apoio:
Município de Pinhel / Falcão EM


in http://www.cm-pinhel.pt/noticiaspublicacoes/noticias/Paginas/feira-de-outlet-2014.aspx

Plantação na Mata do Desterro

plantacaoNo próximo dia 18 de Janeiro, o CISE irá realizar uma acção de plantação na Mata do Desterro. Esta actividade dará continuidade ao projecto de recuperação ambiental da Mata do Desterro, associando-se, este ano, ao programa Floresta Comum.

O CISE convida todos os interessados em dar o seu contributo para a recuperação da floresta autóctone na região, e da Mata do Desterro em particular, a participarem nesta acção.
Ponto de encontro: CISE
Hora de saída: 9h00
Recomendações: Calçado confortável, agasalho, impermeável e merenda para o almoço.
- A actividade é gratuita e está limitada a um máximo de 20 participantes.
- O transporte é da responsabilidade dos participantes.
- A realização da actividade está dependente das condições meteorológicas.
Pode fazer a sua inscrição on-line (www.cise.pt), através do endereço de correio eletrónico cise@cise-seia.org.pt ou através do telefone 238 320 300.

O programa Floresta Comum (www.florestacomum.org) tem como objectivo principal fomentar e incentivar a criação de uma floresta autóctone com altos índices de biodiversidade e de produção de serviços ecológico.

in http://www.cise.pt/pt/index.php/atividades/cursos-e-saidas-tematicas/accao-de-plantacao-mata-do-desterro

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Hotel Rural do Cró vai abrir em junho

Fonte: Jornal A GuardaO novo Hotel Rural do Cró, que está em construção na freguesia de Rapoula do Côa, no concelho do Sabugal, na zona das Caldas do Cró, deve começar a funcionar em junho do corrente ano, disse ao Jornal A Guarda Paulo Martins, presidente do Conselho de Administração da empresa “Natura Empreendimento, SA”, responsável pela concretização do projeto. Paulo Martins explicou que neste momento “a estrutura está feita, as alvenarias estão feitas e as divisórias internas estão todas tratadas”. “Nos primeiros dois meses deste ano, a parte exterior e as caixilharias ficam prontas”, assegurou o responsável, que prevê que a unidade hoteleira possa começar a funcionar no mês de junho. O presidente da Câmara Municipal do Sabugal, António Robalo, também disse ao Jornal A Guarda que a obra, que é “extremamente importante” para o seu concelho, “está a andar a bom ritmo”. “O Hotel vai ser fundamental para a dinamização do complexo termal do Cró. É uma complementaridade do balneário existente e extremamente importante para aumentar a atratividade das Termas”, disse o autarca. O lançamento da primeira pedra da obra decorreu no dia 15 de dezembro de 2012, no âmbito das Jornadas de Turismo sobre “Recursos, Dinâmicas e Oportunidades” promovidas pela Câmara Municipal do Sabugal. O equipamento hoteleiro é justificado pela necessidade de criar outras valências de apoio ao balneário termal do Cró, já edificado e em funcionamento desde 2011, de forma a garantir maior comodidade aos utentes do balneário. O projeto pretende garantir a rentabilidade do equipamento instalado e complementar os serviços já garantidos pelo balneário. Irá igualmente permitir o desenvolvimento de cuidados prolongados, criando conforto a quem recorre às termas. A nível social e económico o Hotel Rural do Cró quer reforçar a qualidade hoteleira através de uma oferta inovadora no concelho, sendo o primeiro hotel rural da região. O projeto Hotel rural do Cró aparece aliado ao projeto de requalificação dos serviços oferecidos pela estância termal, com o desenvolvimento da área clínica e ginásio. O Hotel Rural do Cró foi previsto, numa fase inicial, a pensar na recuperação do edifício inicial, em ruínas. No entanto, pelo facto das ruínas se situarem em leito de cheia da Ribeira do Cró, não foi possível avançar com este objetivo. O Hotel está a ser edificado a Sul do balneário, atendendo à proximidade ao balneário, à rede viária e infraestruturas de eletricidade, telecomunicações, água e gás. O Hotel é um projeto de categoria 4 estrelas, e, envolve a construção de um edifício de 5 pisos, 1 abaixo da cota da soleira e os restantes 4, acima. Possui 30 unidades de alojamento, composto por 24 quartos duplos, 2 quartos duplos superiores e 4 suítes. A ocupação máxima do Hotel é de 60 pessoas.


segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Sorteio das faturas com número de contribuinte: veja como vai funcionar

Em 2014, a inserção do número de contribuinte na fatura permitirá a qualquer consumidor final habilitar-se a ganhar um carro por semana. O sorteio será feito pela administração fiscal, sendo elegíveis todas as compras e não apenas as faturas dos restaurantes, oficinas e salões de beleza. Saiba como vai funcionar.
Leia também Sorteio: faturas vão começar a dar carros já em março
Quem pode habilitar-se ao sorteio?Todos os consumidores finais (ou seja contribuintes particulares), desde que peçam para que o seu Número de Identificação Fiscal (NIF) seja inserido na fatura quando esta está a ser emitida. Se o NIF indicado corresponder ao de uma empresa, não será considerada a fatura.
Que faturas são aceites?Todas. Ou seja, os sorteios que o fisco vai começar a fazer este ano vão premiar os consumidores que peçam fatura com NIF quando fazem qualquer compra, seja na papelaria, no talho, no supermercado, numa loja de roupa, num restaurante ou numa bomba de gasolina por exemplo.
E o benefício fiscal do IRS vai manter-se?Sim. Tal como já aconteceu em 2013, continuará a ser possível abater ao IRS 15% do IVA de todas as faturas de contas de restaurantes, oficinas de carros e de motos e de salões de beleza (incluindo tratamentos de unhas, cabelos, pele, etc...). Além disso, estas faturas vão também ser numeradas de forma a entrarem no sorteio que a administração fiscal vai colocar no terreno em 2014.
Quando começa o sorteio?Este sorteio está previsto numa autorização legislativa que consta do Orçamento do Estado para 2014, pelo que, para se tornar efetivo, terá ainda de ser regulamentado. Aquela está já a ser preparada, pretendendo-se que o primeiro sorteio ocorra até ao final de março, abrangendo as faturas emitidas durante a primeira semana de janeiro.

Ler mais: http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO308994.html