A ERSE estima em 4,1 milhões de euros as compensações a pagar pela EDP a cerca de 100 mil clientes lesados por anomalias nos contadores.
O valor foi hoje divulgado em comunicado pelo regulador energético. Em causa estão contadores incorrectamente reparametrizados e contadores com relógios imprecisos que empolaram o valor das facturas da luz com tarifa bi-horária. O primeiro caso lesou 84 mil clientes e o segundo cerca de 22.500 consumidores.
"As compensações financeiras são suportadas pelo operador da rede de distribuição" e "o pagamento das compensações é efectuado de forma automática através de crédito na factura de electricidade, sem necessidade de reclamação dos consumidores afectados", lê-se no comunicado da ERSE. "O pagamento das compensações devidas aos clientes deve ser efectuado na primeira factura a emitir após terem decorrido 30 dias sobre a data de publicação da Directiva da ERSE", informa também.
A ERSE decidiu entretanto "desencadear uma auditoria a realizar por uma entidade externa e independente para análise aprofundada das potenciais anomalias de todos os contadores multi-tarifa", sendo que "os resultados desta auditoria poderão vir a impor medidas adicionais".
Mexia desvaloriza
Questionado sobre o assunto, António Mexia, presidente executivo da EDP, disse hoje que "essa decisão [da ERSE] é totalmente compatível e está em linha com o que tínhamos anunciado".
À margem de uma apresentação sobre o novo edifício sede da EDP, Mexia considerou que "o problema está identificado e totalmente sanado", lembrando que a empresa responsável pelos contadores foi escolhida por concurso internacional e frisando que as anomalias aconteceram "numa pequena serie" dos aparelhos".
Ana Maria Gonçalves
in Diário Económico
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