quinta-feira, 28 de junho de 2012

Turismo: 1,2 mil milhões deslocaram-se em lazer ou negócios na UE

Portugal entre os três países com uma maior percentagem de viagens de lazer domésticas


Cerca de 1,2 mil milhões de residentes da União Europeia (EU) deslocaram-se em 2011 em viagens de lazer ou negócios, estando Portugal entre os três países com uma maior percentagem de viagens de lazer domésticas.

De acordo com os dados publicados esta quinta-feira pelo Eurostat, depois de um forte aumento observado entre 2006 e 2008, o número de viagens dos cidadãos da UE para dentro ou fora da região têm-se mantido estáveis, apesar de uma quebra de 11 por cento nas viagens de negócios.

«Examinando as viagens de lazer e negócios separadamente, as deslocações profissionais foram mais afetadas pela crise financeira do que as de lazer», refere o Eurostat.

No conjunto dos Estados-membros, três quartos (76 por cento)
das viagens de lazer confinaram-se a destinos dentro do próprio país, enquanto 24 por cento do total tiveram como destino outros países do espaço europeu, adianta a Lusa.

Segundo os dados do gabinete de estatísticas da UE, as percentagens mais elevadas de deslocações de lazer domésticas (dentro do país de residência) observaram-se na Roménia (93 por cento), Espanha (92 por cento) e Portugal
(91 por cento).

Os portugueses realizaram, de acordo com o Eurostat, um total de 12 milhões de viagens em 2011, das quais 11,1 milhões foram direcionadas para o lazer (mais 8,0 por cento face a 2008) e as restantes 900 mil por motivos profissionais (uma quebra de 37 por cento face a 2008).

Por oposição, em cinco dos Estados-membros analisados, mais de metade das viagens de lazer efetuadas em 2011 tiveram como destino um país diferente do da origem do cidadão: Luxemburgo (com quase 100 por cento), Bélgica (74 por cento), Eslovénia (56 por cento), Holanda (52 por cento) e Áustria (50 por cento).

in Agência Financeira

Sem comentários:

Enviar um comentário