segunda-feira, 25 de junho de 2012

Prazo para candidatura a bolsas começa hoje



O prazo para apresentação de candidaturas às bolsas do Ensino Superior para 2012/2013 começa na segunda-feira e vai até ao fim de Setembro, mas os estudantes poderão candidatar-se até Maio do próximo ano, conforme o novo regulamento.O governo introduziu alterações como o aproveitamento mínimo de 60 por cento exigido aos alunos para manterem as bolsas.
Comprometeu-se também a «aperfeiçoar» o processo de atribuição e pagamento das bolsas, afectado recorrentemente pela lentidão, atribuindo as demoras à fase de análise das candidaturas.
Segundo o executivo, passará a haver um «processo simplificado de análise» na Plataforma da Direcção Geral do Ensino Superior, onde estará disponível um «simulador de cálculo do valor da bolsa».
Depois de Setembro, continuará a ser possível apresentar candidaturas até Maio de 2013 mas nesses casos a bolsa só será paga a partir do mês a seguir à candidatura.
Outra das novidades é o complemento que os estudantes com deficiência poderão pedir para ajudar a comprar «produtos indispensáveis» aos seus estudos e uma «clarificação das regras» de atribuição de auxílios de emergência.
O governo garantiu ter aplicado contributos recebidos das associações académicas, reitores, politécnicos e universidades privadas na elaboração do novo regulamento.
No ano lectivo de 2011/2012 mais de 45 mil alunos pediram renovação de bolsas e mais de 11 declararam querer bolsa quando se candidataram ao ensino superior, uma possibilidade introduzida pela primeira vez no ano passado.

25 de Junho, 2012
in Lusa/SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário