quinta-feira, 28 de junho de 2012

Novos preços de «roaming» entram em vigor no domingo - Poupança para os cidadãos pode ser de 75%

Os preços do uso do telemóvel em «roaming» na União Europeia (UE) vão descer a partir de domingo numa poupança para os cidadãos que Bruxelas estima que chegue a 75 por cento em relação aos preços de 2007.

«Este ano, os europeus vão gastar cerca de cinco mil milhões de euros em serviços de 'roaming' [preço cobrado pelas chamadas no estrangeiro], ou seja, vão poupar cerca de 15 mil milhões de euros em comparação com o que esses serviços custavam antes da entrada em vigor do primeiro regulamento da UE sobre essa matéria, em 2007», aponta a Comissão Europeia, citada pela Lusa.

Os novos preços, acordados recentemente entre o Conselho de Ministros da UE e o Parlamento Europeu, estipulam um limite de 29 cêntimos por minuto nas chamadas feitas, valor a que acresce a taxa de IVA.

Nos serviços de dados, passa a haver um limite de 70 cêntimos por megabyte.

As medidas que entram em vigor no domingo são as primeiras de uma série que visa reduzir progressivamente as tarifas máximas, acabando por conduzir a um sistema que introduzirá no mercado possibilidades de escolha, concorrência e novos acordos vantajosos em matéria de «roaming», revela Bruxelas.

Até 2014, os preços sofrerão mais cortes: o custo máximo do carregamento de dados baixará para 20 cêntimos por megabyte, mais IVA, «o que representa uma poupança de 90 por cento em relação a muitas tarifas atuais».

in  Agência Financeira

Sem comentários:

Enviar um comentário