sexta-feira, 29 de junho de 2012

Top 10 dos Empreendedores Sociais

O empreendedor social é uma pessoa que identifica problemas sociais e tenta resolver os mesmos utilizando principios do empreendedorismo, maximizando um retorno social ao invés de um retorno económico.

O Blog Overdrive (http://blog.eonetwork.org/) apresenta os 10 maiores empreendedores sociais até à data.

BILL DRAYTON
Foi o fundador e é, actualmente, o Presidente da Ashoka. Esta entidade tem por objectivo encontrar e apoiar empreendedores sociais pelo mundo inteiro.

MUHAMMAD YUNUS
Foi o fundador do Grameen Bank, uma instituição financeira que tem por objectivo proporcionar crédito aos mais carenciados para iniciativas empreendedoras. Em Portugal, esta função está a cargo da Associação Nacional de Direito ao Crédito.

BLAKE MYCOSKIE
Esta instituição foi fundada com o objectivo de dar a crianças carenciadas, de países sudesenvolvidos, calçado, evitando, assim, lesões provocadas pela falta do mesmo.

SCOTT HARRISON
Fundou uma instituição sem fins lucrativos que tem por objectivo levar às populações água potável.

JEFFERY HOLLENDER
Fundou a Seventh Generation, que tem por objectivo a produção de produtos de limpeza e cuidados pessoais que têm um impacto ambiental reduzido, evitando os produtos químicos. Além disso, a empresa doa 10% dos lucros antes de impostos para entidades sem fins lucrativos voltadas para a comunidade, o meio ambiente e práticas responsáveis.

AKHTAR HAMEED KHAN
Dedicou-se ao desenvolvimento das comunidades rurais do Pasquistão, com especial destaque para dois projectos, o Comilla Cooperative Project e o Orangi Pilot Project. O Comilla Cooperative Project tem por objetivo de construir infra-estruturas locais em comunidades rurais, além de ajudar as empresas a crescer através de iniciativas de microfinanças.

IBRAHIM ABOULEISH
Mudou-se para o Egipto e fundou a iniciativa Sekem (Antigo Egipto para "vitalidade do sol"). Abouleish tem por objectivo, usando quintas biodinâmicas, escolas e centros de formação profissional, um centro médico, e empresas comerciais, ajudar a "reparar" o meio ambiente e, também, a melhorar a vida dos agricultores egípcios nessas áreas.

WILLIE SMITS
Smits fundou a Borneo Orangutan Survival Foundation, que não só trabalha para ajudar macacos órfãos ou em perigo, mas também ajuda a moradores aprender métodos de agricultura sustentável e os benefícios do reflorestamento.

BUNKER ROY
Roy fundou a Barefoot College, uma organização especializada em ensinar as mulheres analfabetas de aldeias pobres como se tornar médicas, engenheiras e arquitectas.

Fonte de Informação: http://blog.eonetwork.org/2012/06/the-10-greatest-social-entrepreneurs-of-all-time/

Sem comentários:

Enviar um comentário