sábado, 7 de julho de 2012

Portugal recebe acelerador de ideias empreendedoras

Chama-se Lean Startup Machine e é uma metodologia que permite testar, de uma forma rápida, o potencial de sucesso de uma ideia empreendedora.

Seja inovador, pare de fazer perder tempo aos outros e tenha sucesso. Este é o lema da metodologia Lean Startup machine. Um método considerado um acelerador de inovação e que chega a Lisboa no último fim-de-semana do próximo mês de Setembro. Uma metodologia que permite testar o potencial de sucesso da sua ideia em 48 horas. Uma iniciativa que se realiza no próximo dia 28 de Setembro no ISEG, revelou Manuel Laranja, um dos coordenadores da iniciativa em entrevista ao programa "Capital Humano no" do ETV.
O que é o Lean Startup Machine?
É uma metodologia que obriga a acelerar o processo de criação de uma empresa, eliminando o desperdício e obrigando a focar no que é essencial, que é a resposta que o consumidor vai ter à ideia.
Como é que funciona?
Funciona como um acelerador para validação de ideias. No último fim-de-semana de Setembro, o ISEG acolhe as pessoas que se inscreverem na iniciativa. Logo na sexta- feira, dia 28, faz-se o despiste de como se vão formar grupos e como vão ser assessorados por mentores, empresários de sucesso, e experimentar as metodologias Lean Startup para poderem focalizar a sua ideia de forma a responder às necessidades do mercado e eliminar o desperdício de tempo. Depois as equipas saem para a rua para testar a sua ideia junto do mercado. As inscrições podem ser feitas ‘online'.
Destas iniciativas têm saído bons negócios?
Normalmente, resultam em bons negócios e 10% das ideias são concretizadas. Durante o fim-de-semana irão ser dados prémios às melhores ideias, que passam por disponibilizar um espaço para a incubação de ideias ou por formação.
Esta metodologia tem um conceito curioso que é o de Produto Minimamente Viável?
Esse conceito define as características mínimas e indispensáveis para que um produto seja aceite no mercado. E depois, através da metodologia Lean, pode registar-se uma melhoria à volta da ideia inicial até chegar ao produto que é aceite no mercado. Este acelerador permite evitar que as pessoas tenham o que se chama um falhanço caro. Se abraçarem estas metodologias é possível falhar sem ter grandes custos. E depois pode melhorar-se a ideia.
Quais são os três grandes erros que um empreendedor deve evitar quando começa uma empresa?
Há muitas empresas que não planeiam bem a gestão da sua tesouraria nos anos iniciais, o que é um erro crasso. É preciso ter a capacidade de não ser tão optimista e prever os custos reais e as vendas. Também há a questão do ‘timing'. Em momentos de crise, as coisas demoram muito tempo e é mais difícil firmar e cobrar negócios e o pagamento dos clientes atrasa-se. Erros que podem ser fatais numa empresa pequena. Outro problema é o entendimento dos sócios, que no início começam muito bem e com grande sintonia. Mas depois na decisão de questões empresariais, como a remuneração ou a quota de accionista, acabam por existir pequenas disputas e zangas que podem estragar uma boa ideia e um bom negócio.

Madalena Queirós in Diário Económico

Sem comentários:

Enviar um comentário