sexta-feira, 22 de junho de 2012

Covilhã inaugura Jardim Botânico de Montanha com cem espécies

As áreas de merendas passam a contar com um quiosque, bar, sanitários, bebedouros e um ecoponto.

Cerca de cem espécies de flora integram o Jardim Botânico de Montanha, que é inaugurado no domingo, na Covilhã, informou o município. O novo jardim tem uma área de 12 mil metros quadrados e faz parte da requalificação do Parque Alexandre Aibéo, na zona alta da cidade, junto à estrada de acesso à Serra da Estrela. O Jardim Botânico de Montanha pretende retratar "a diversidade de espécies da flora característica da Serra da Estrela, bem como das zonas montanhosas do Sul e Centro da Europa e do Norte de África", destacou a Câmara da Covilhã. O parque é atravessado por percursos pedonais sinalizados, onde cada espécie marca presença e está identificado com os respectivos detalhes. Ginkgo, cedros e abetos são algumas das espécies que crescem no novo espaço, ao lado de teixos e giestas, muito frequentes na encosta sul da Serra da Estrela. Mais raras são as sequóias, também presentes, ao lado de outras árvores mais conhecidas como carvalhos, azinheiras, sobreiros, freixos, ulmeiros, faias e também árvores de fruto. Além de acolher passeios, o espaço pretende ter uma função pedagógica e de lazer, incluindo estruturas de apoios com recepção, sanitários, bar e esplanada panorâmica.

A inauguração está marcada para domingo, às 16h00, e uma hora depois reabre ao público o Parque Florestal, situado poucos quilómetros acima. O parque é, desde há décadas, um local privilegiado para piqueniques de verão para as famílias da região.

Depois de obras de requalificação, beneficia de uma nova zona de lazer com equipamento e mobiliário urbano em madeira, campo de jogos e parque infantil. Passa a incluir também um anfiteatro e coreto, destinados a receber animação e espectáculos musicais.

As áreas de merendas passam a contar com um quiosque, bar, sanitários, bebedouros e um ecoponto.

Foram ainda criados percursos pedonais com calçadas de granito, um miradouro e um parque de estacionamento para automóveis e autocarros turísticos.

in Correio da Manhã
22-6-2012

Sem comentários:

Enviar um comentário