sábado, 23 de junho de 2012

Festas e feiras de São João no distrito

O Largo São João de Deus foi mais uma vez o local escolhido para acolher a Feira de São João da Guarda, iniciativa organizada pela Culturguarda em parceria com a Câmara local a ter lugar Sábado e Domingo entre as 14h00 e as 00h00. Trata-se de uma das mais antigas feiras da região. Realizado todos os anos, o certame era considerado de grande importância económica regional durante o século passado. Juntava feirante e populares de toda a região e outras zonas do interior do país.
«De há quatro anos a esta parte, tem-se vindo a recriar esta feira, juntando-lhe um programa lúdico que inclui teatro, música, jogos e um baile de São João, onde não falta a tradicional fogueira e várias tasquinhas com a sardinha assada, o tradicional caldo de grão e a doçaria tradicional, tentando reproduzir fielmente o ambiente que se vivia nas feiras antigas», relembra a autarquia na sua página oficial, sublinhando que esta iniciativa «permite divulgar a cidade e a região, bem como o envolvimento da população local».
Como tradicionalmente, o bairro das Lameirinhas festeja o São João com um arraial popular e gastronomia própria da ocasião.
Em Gonçalo o santo popular é igualmente recordado este fim-de-semana, com uma Feira de São João integrada nas comemorações da Festa da Vila, organizada pela Associação Os Sarrafos.
No Sabugal, onde o São João é festejado com pompa e circunstância há já muitos anos, a festa decorre até este Domingo, com um espectáculo dos Uskadkasa. A animação está ainda a cargo de Roda Viva e Santos e Pecados no Sábado.
As tradicionais Marchas Populares de Seia também serão realizadas. Hoje, Sábado, como é habitual, desfilando pelas ruas da cidade. «A edição deste ano conta com a participação de seis marchas, respectivamente o Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia, o Jardim de Infância de Seia e as marchas de Loriga, São Romão, Travancinha e Torroselo. O desfile tem início no largo da Câmara, percorrendo depois as ruas de Seia até ao palco do Anfiteatro Municipal, onde pelas 21h00 as marchas prometem deslumbrar os presentes com as suas coreografias e cantares», adianta a página oficial da autarquia senense.
O arraial popular, a acontecer depois das marchas, está a cargo do grupo musical Golpe de Estado, a ter lugar junto do Parque Municipal.


in Terras da Beira

Sem comentários:

Enviar um comentário