quinta-feira, 21 de junho de 2012

Estado vai ter quarto regime de avaliação em oito anos

Governo prepara novo sistema de avaliação para os funcionários públicos. 

 


O secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, disse ontem que o actual regime de avaliação de desempenho é burocrático.

  O secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, disse ontem que o actual regime de avaliação de desempenho é burocrático.

O Executivo considera que o actual sistema de avaliação de desempenho da Função Pública é "extremamente burocrático" e, por isso, vai começar a negociar com os sindicatos a revisão do regime de avaliação. Este será o quarto regime de avaliação de desempenho para os trabalhadores do Estado nos últimos oito anos.
Em 2004, a então ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, criou o Sistema Integrado de Avaliação do Desempenho na Administração Pública (SIADAP), que já previa a avaliação de trabalhadores, dirigentes e serviços, mas que nunca avançou nestes últimos dois casos. A secretária de Estado da Administração Pública, Suzana Toscano, defendeu, na altura, que "não havendo avaliação não há reconhecimento. E se não há reconhecimento há indiferença, o que se traduz em desmotivação". Apesar disso, no primeiro ano de plena aplicação do SIADAP, em 2005, apenas um terço dos trabalhadores abrangidos foi avaliado.

In Díário Económico
Marta Moitinho Oliveira
21/06/12 00:05

Sem comentários:

Enviar um comentário