terça-feira, 10 de julho de 2012

OCDE: Portugal vai começar a melhorar nos próximos meses

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) volta a perspetivar uma melhoria na tendência de crescimento da economia portuguesa nos próximos meses, de acordo com indicadores divulgados esta segunda-feira.

Os indicadores compósitos avançados (que apontam a tendência de crescimento ou queda a acontecer num período futuro entre 4 a 8 meses) relativos a Portugal dão conta de nova melhoria em maio e uma correção para um valor positivo na evolução mensal destes indicadores no mês de abril.

Portugal volta assim a ganhar terreno para alcançar a média de longo prazo (100 pontos) mas ainda está a mais de dois pontos de distância.

Espanha também vê os seus valores corrigidos para valores positivos e encontra-se acima da média.

A Grécia, após vários meses em queda, acumula desde março melhorias nestes indicadores, enquanto a Irlanda já os vê crescer desde outubro de 2011, apresentando-se mesmo com mais 1,59 pontos que a média de longo prazo, escreve a Lusa.

A Alemanha, maior economia e motor económico do euro, está em sentido inverso, segundo os cálculos dos técnicos da OCDE, e vê os indicadores compósitos a caírem pelo segundo mês consecutivo.

Em queda há dois meses também está a média do total dos países que compõem a organização, continuando a Zona Euro com tendência de queda há mais de um ano.

in Agência Financeira

Sem comentários:

Enviar um comentário